You are currently viewing Sabe o que é uma rede eléctrica inteligente?

Sabe o que é uma rede eléctrica inteligente?

Sabe o que é uma rede eléctrica inteligente? É este o mote do inquérito que quatro entidades nacionais estão a conduzir. O oobjectivoé analisar o nível de conhecimento dos portugueses relativamente a este tema e mostrar as vantagens das redes elétricas inteligentes quer para o consumidor quer para o meio ambiente. O inquérito pode ser respondido aqui.

 A EDP Distribuição – Energia, S.A., o INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência), a WITHUS – Inovação e Tecnologia, Lda. e a NOS são as entidades portuguesas que fazem parte do projeto europeu UPGRID que, com um orçamento de €15,7M, vai, até 2017, instalar quatro grandes demonstradores de redes elétricas inteligentes na Europa, em Portugal (Parque das Nações), Espanha (Bilbao), Suécia (Åmål) e Polónia (Gdansk).

É no sentido de melhor viabilizar o cumprimento deste objetivo que os parceiros nacionais do projeto se juntaram para avaliar o grau de conhecimento dos portugueses em relação à rede elétrica do futuro. Pretende tornar-se acessível aos utilizadores finais o controlo dos seus dispositivos elétricos e consequentemente do seu consumo de energia elétrica.

“As respostas que iremos obter nos inquéritos irão despoletar uma série de ações adequadas para sensibilizar os portugueses a compreender a forma como utilizam a sua energia elétrica. Acima de tudo, pretendemos que a população portuguesa compreenda que o conhecimento do consumo e controlo dos diversos dispositivos elétricos existentes nas suas habitações irá permitir, num futuro próximo, obter ganhos significativos na eficiência energética com vantagens não só económicas, mas também ambientais”, explica Luís Seca, coordenador do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC.

Para incentivar os portugueses a participar no inquérito vão ser atribuídos alguns prémios a anunciar no decorrer do processo e enviadas novidades acerca do projeto UPGRID a quem, na resposta ao inquérito, deixar o endereço electrónico.

“O tipo de resposta dos consumidores ao inquérito permitirá traçar o seu perfil quanto ao grau de conhecimento do funcionamento do sistema elétrico, que será depois agrupado e tipificado em vários níveis. O inquirido vai ter acesso a toda esta informação”, afirma o investigador do INESC TEC.

Mas o que é afinal uma rede eléctrica inteligente?

O caminho para as redes eléctricas inteligentes foi impulsionado pelo aparecimento dos contadores inteligentes. Estes contadores – cuja leitura pode ser feita à distância – vieram facilitar a comunicação entre o operador da rede e o consumidor. Mais: quando aliados a outros equipamentos, também fornecem ao operador informação importante sobre o estado da rede; e permitem ao consumidor saber em tempo real exactamente qual o consumo de cada um dos electrodomésticos que tem em sua casa. As redes inteligentes assentam, basicamente, nestas capacidades, permitindo atingir um objectivo de interesse comum e que preocupa os países desenvolvidos e os seus cidadãos: a estabilidade da rede eléctrica e, portanto, o fornecimento sem perturbações da energia necessária a cada momento. De facto, ao criarem a possibilidade de interação permanente, em tempo real, entre o operador da rede eléctrica, o consumidor e os equipamentos instalados na rede e nos locais de consumo (lares, escritórios, fábricas, entre outros), tornam possível, a todo o instante, a tomada de decisões e acções que desviem fluxos de energia evitando, assim, problema

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!