You are currently viewing Como eram os efeitos gráficos de filmes antigamente?
"Die Frau im Mond" Der bekannte Regisseur Fritz Lang bei den Aufnahmen des Weltraum-Films "Frau im Mond", dessen Uraufführung mit grosser Spannung entgegen gesehen wird.

Como eram os efeitos gráficos de filmes antigamente?

Numa época em que os filmes que vemos quer no cinema, computador ou televisão têm todos efeitos gráficos, importa mostrar ao leitor que, nem sempre estes foram tão perfeitos como agora. Em anos não muito longínquos, ver um filme com efeitos é assustador para quem está habituado aos filmes de agora. Confira, connosco!

Como eram os efeitos gráficos de filmes antigamente?

A youtuber Diane Bullock publicou um vídeo juntando partes de cenas dos clássicos filmes de há 20 décadas atrás. Alguns efeitos até estão bastante bem aplicados e, passam despercebidos mas outros são realmente de rir, como por exemplo, a cena de Surf de Kurt Russel em “Fuga de Los Angeles”.

É necessário ter em consideração que os recursos que na altura existiam para aplicar bons efeitos aos filmes eram poucos. Foi necessário passar por um período de transição onde as coisas se foram aperfeiçoando, as técnicas, e tudo o resto que é necessário para que um bom filme tenha bons efeitos.

Para o leitor, alguns efeitos nos filmes podem chegar ao cúmulo do ridículo mas a verdade é que antigamente, esses efeitos já eram algo muito bom. Certamente que nós todos temos familiares mais velhos que falam, por exemplo, de filmes antigos de terror muito assustadores e, que se talvez formos ver os mesmos filmes, não existe nada de outro mundo.

E o leitor, o que achou da diferença de efeitos de há 20 décadas para cá?

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!