You are currently viewing 5 frameworks de Javascript para aprender em 2017

5 frameworks de Javascript para aprender em 2017

Javascript é a linguagem mais popular no que toca ao desenvolvimento de conteúdo web. Também tem sido uma plataforma muito importante para aplicações “do lado de fora” do browser como Node.JS e io.JS. Saiba connosco, 5 frameworks para programar com esta linguagem.

1: Node.JS

Node.JS é uma das tecnologias Javascript-driven mais populares de hoje em dia. Criado em 2009 por Ryan Dahl, cada vez mais tem sido utilizada no mundo do desenvolvimento. Tal crescendo pode ser visualizado através do Google Trends.

title

trends

Como pode observar, Node.JS está claramente a vencer React.JS a cada dia que passa!

nodejs-logo

Aceda aqui ao Node.JS

2: React.JS

React é baseado no conceito de manipulação DOM. Tem como objectivo também reduzir a repetição de código e é menos propenso a erros graças ao DOM virtual.

react-js

Aceda aqui ao React.JS

3: Angular.JS ou Angular 2

Angular.JS foi introduzida como uma framework Javascript MVW. Possui três grandes vantagens que as pessoas adoraram:

  • Código de produção bastante rápido
  • Cada pedaço da aplicação era facilmente testado
  • Google estava por trás do projecto

Importa também referir que angular.JS consegue ser mais popular que angular 2 porque este último é relativamente novo.

angular

Aceda aqui ao Angular.JS

4: Vue.JS

Uma biblioteca para a construção de interfaces web. É simples de usar. A biblioteca central está focada apenas na camada de visualização e é muito fácil de obter e integrar com outras bibliotecas ou projectos existentes.

vue

Aceda aqui ao Vue.JS

5: Meteor

Meteor não é apenas uma biblioteca Javascript. É uma solução full-stack que contém bibliotecas de frontend, um servidor Node.JS e uma ferramenta de linha de comando. Tudo isso permite criar aplicações de grande escala em Javascript, tanto do lado do cliente como do lado do servidor.

meteor

Aceda aqui ao Meteor

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!