You are currently viewing Uber: Carro autónomo passou sinal vermelho

Uber: Carro autónomo passou sinal vermelho

Para quem está a ler a notícia e conduz sabe que passar um sinal vermelho é bastante grave. Supostamente, tal situação não deveria ocorrer com os carros autónomos mas a verdade é que aconteceu. Um dia apenas depois de a Uber ter dado início aos testes de estrada com os seus veículos autónomos em São Francisco, a empresa já conta com uma transgressão e, grave!

Uber: Carro autónomo passou sinal vermelho

O carro envolvido é o Volvo XC90 e foi apanhado em vídeo a passar um sinal vermelho de um semáforo. As imagens foram publicadas a partir de uma camara montada num tablier de um taxi da Luxor Cab.

Uma falha no sistema fez com que um dos SUV de testes da Uber continuasse a sua viagem, mesmo depois do sinal vermelho ter “caído”.

Outra situação idêntica foi reportada por um utilizador numa outra conta da rede social que dá conta de outro XC90 a atravessar um cruzamento, em que o sinal vermelho do seu sentido estaria aceso.

(Not enough time to get a good shot, but…whoops!) pic.twitter.com/XK49nMF2Q4

— Annie Gaus (@AnnieGaus) December 14, 2016

 É possível ler como comentário no twitter. Embora de ambas as situações não terem resultado acidentes, a Uber já tem aqui um problema para se preocupar. Um porta-voz da Uber veio posteriormente falar das duas situações:
O incidente ficou a dever-se a erro humano. É por isso que acreditamos tanto na possibilidade de tornar as estradas mais seguras utilizando carros autónomos da Uber. Este veículo não fazia parte do programa-piloto e não levava clientes. O condutor envolvido foi suspenso enquanto continuamos a investigar

Para além deste problema, de acordo com os meios de informação norte-americanos, a imprensa apontou a inexistência das devidas licenças para os ensaios com autónomos naquele estado.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!