You are currently viewing Douro vai ter sistema de monitorização de embarcações em tempo real

Douro vai ter sistema de monitorização de embarcações em tempo real

As embarcações que naveguem no Douro a partir de 2017 vão passar a ser geridas e acompanhadas em tempo real graças ao RIS – River Information Services.
Estes serviços serão prestados com base num conjunto de sistemas de gestão de tráfego e de apoio à navegação, que se encontram em fase de testes e de formação interna e que vão colocar o Douro ao nível das melhores vias fluviais da Europa.
Desta forma, vai ser possível conhecer em tempo real o uso da via como um todo e das embarcações individualmente, melhorando assim a segurança na navegação e auxiliando de forma eficaz a tomada de decisões.
Para além disso, um RIS aumenta a competitividade da via, uma vez que optimiza a gestão dos recursos da cadeia de transporte fluvial, através do intercâmbio de informação entre embarcações, terminais e portos.
Permite ainda optimizar o uso da infraestrutura através da obtenção de uma visão de médio e longo prazo da via, essencial para o planeamento das operações dos utilizadores do Douro.
Os serviços RIS estarão acessíveis aos utilizadores de uma forma muito interactiva e ágil, assentando essencialmente em plataformas electrónicas modernas e móveis: JUP2 e RIS Douro / Portal.
Os serviços RIS têm ainda como objectivos proteger o meio ambiente e apoiar as autoridades em situação de calamidade, mantendo um registo permanente da situação da via, dos recursos disponíveis, da sua localização e facilitando a sua activação e conjugação em caso de emergência.

Fonte: APDL

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!