You are currently viewing Facebook: Filtro para notícias falsas

Facebook: Filtro para notícias falsas

O Facebook vai avançar com medidas para acabar com a circulação de notícias falsas na rede social. Este filtro vai ser activado nas próximas semanas, na Alemanha, em modo teste e conta assim combater com as mentiras que saem em alguns ‘posts’.

Facebook: Filtro para notícias falsas

A Alemanha, país que enfrenta eleições gerais este ano, vai ser o país onde o filtro “anti notícias falsas” vai ser testado nas próximas semanas. A empresa, no site alemão publicou o seguinte:

Para nós, é importante que as informações e as notícias publicadas no Facebook sejam confiáveis

Angela Merkel e outros políticos alemães alertaram para a possibilidade de partidos populistas e outros países poderem usar notícias falsas para tentar influenciar as eleições parlamentares que serão realizadas na Alemanha em Setembro ou Outubro.

Foi então que o Facebook anunciou que irá implementar um simples sistema que permite aos utilizadores marcarem notícias suspeitas. De seguida, quando é feita a exibição da notícia, esta estará marcada com “suspeita de ser falsa por organizações indepententes”.

As histórias marcadas com alerta não serão elegíveis para serem convertidas em um anúncio visto por outros utilizadores ou “promovidas” em feeds de outros através de o pagamento de uma taxa.

O Facebook anunciou que implementará um sistema simples que permitirá aos utilizadores marcarem notícias suspeitas. A medida vai também passar pela exibição de avisos junto de declarações identificadas como falsas por organizações independentes. Ainda incluído neste pacote de medidas, está o corte da receita de publicidade de sites de notícias falsos que se apresentam como organizações verdadeiras.

As histórias marcadas com um alerta de notícias falsas não serão elegíveis para serem convertidas em um anúncio visto por outros utilizadores ou “promovidas” em feeds de outros utilizadores através do pagamento de uma taxa.

Será esta uma medida eficaz para terminar com a publicação de notícias falsas?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!