You are currently viewing Estará a nossa televisão a espiar-nos?

Estará a nossa televisão a espiar-nos?

A Vizio, um dos maiores fabricantes de televisores dos Estados Unidos, foi multado em cerca de dois milhões de dólares por estes espiarem onze milhões de lares, sem o consentimento dos seus utilizadores. E agora, a sua TV também o espia?

Estará a nossa televisão a espiar-nos?

Nos Estados Unidos, uma em cada cinco televisões é da Vizio. Nos Estados Unidos é possível recolher dados dos utilizadores através dos televisores mas, os consumidores devem aceitar, realizando o consentimento da situação.

De acordo com este processo, a Vizio andava a recolher informações extremamente específicas segundo a segundo, sobre as pessoas que utilizavam os seus televisores inteligentes. As pessoas, viam os programas e estavam a ser espiadas.

Assim, a empresa norte-americana obtinha informações sobre os programas de televisão preferidos, banda larga, as set-top boxes, DVDs, dispositivos de streaming e todos os endereços IP associados a aparelhos sem fios.

Mas, a empresa foi ainda mais longe, obtendo informações pessoas e demográficas – como a idade, sexo e rendimento – que posteriormente era vendida a empresas de publicidade.

Apesar deste grave problema, a empresa chegou a um acordo e não foi para tribunal, desconhecendo-se por isso, mais detalhes desta situação.

A Vizio tem sede em Irvine na Califórnia e foi recentemente adquirida pelos chineses da LeEco, por 2 mil milhões de euros.

 

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!