You are currently viewing 3 aplicações que o ajudam a recuperar os seus dados

3 aplicações que o ajudam a recuperar os seus dados

Por mais espaço que o seu disco rígido ofereça para guardar informação pessoal e sensível, não é garantido que eles permaneçam intactos para sempre. Quem nunca, por acidente, apagou um ficheiro? Outros incidentes inexplicáveis podem ocorrer, como por exemplo, a perda de acesso aos ficheiros por erros de hardware ou software. A melhor solução para resolver este problema é recorrer a software de recuperação de ficheiros. Hoje apresentamos 3 softwares gratuitos, que o vão ajudar a recuperar os seus ficheiros.

EaseUS Data Recovery Wizard

Se é a primeira vez que está a usar um software deste género o EaseUS poderá ser a melhor opção a considerar, pois é um software gratuito. Esta ferramenta tem uma interface muito simples de utilizar, fazendo com que seja quase impossível gerar confusão para o utilizador.
A capacidade de procura de ficheiros oferecida pelo EaseUS Data Recovery Wizard é impressionante, pois dá-lhe a possibilidade de procurar especificamente pelo nome do ficheiro, data de criação ou data de modificação e também por extensão. Este software EaseUS traz consigo um sistema que lhe permite pedir assistência ao longo do processo de recuperação de ficheiros, para o caso de se deparar com algumas dificuldades.

Recuva

O Recuva pode ser também ser considerado um software gratuito de recuperação de dados. À semelhança do EaseUS, o Recuva tem uma interface muito simples de utilizar, mas com algumas funcionalidades mais avançadas. Caso o leitor esteja a procura de uma ferramenta de emergência, esta pode ser uma opção a ter em conta, pois pode recorrer às ferramentas avançadas para especificar que tipo de ficheiros quer recuperar no seu computador. No caso do ficheiro a recuperar ter sido apagado há algumas horas atrás, poderá sempre recorrer à pesquisa rápida!

PhotoRec

O PhotoRec é um software gratuito de recuperação de dados, que promete recuperar dados apagados de qualquer tipo de dispositivo de armazenamento. O nome desta ferramenta engana, pois é possível recuperar vários tipos de ficheiros, e não apenas fotografias. Para além de permitir recuperar ficheiros apagados do seu disco rígido, o PhotoRec também é capaz de recuperar ficheiros de pen USB e cartões de memória. Para além de ser compatível com computadores Windows, este programa também pode ser executado em macOS e Linux. No entanto, a interface gráfica desta ferramenta ainda precisa de alguns melhoramentos, pelo que sugerimos que tenha alguma paciência para aprender a utilizar o PhotoRec.

Conhece mais aplicações de recuperação de dados?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!