You are currently viewing Teste de fertilidade masculina via smartphone são uma realidade

Teste de fertilidade masculina via smartphone são uma realidade

Quando pensa em fazer um teste de fertilidade masculina, pensa sempre que tem de se deslocar a um serviço de urologia para saber o resultado sobre a fertilidade do seu esperma. No artigo de hoje vamos mostrar que os tempos estão a mudar e que existe uma alternativa a caminho.

Uma equipa de cientistas de Boston divulgou recentemente num estudo cientifico, publicado no jornal Scientific Translational Medicine. que está a desenvolver uma aplicação e um dispositivo que será acoplado à câmara do smartphone, para que possa analisar a qualidade do seu esperma sem ter que sair de casa.

Para já esta solução ainda está em fase embrionária, mas promete analisar a concentração de espermatozóides e também a sua mobilidade, característica bastante importante para determinar a fertilidade. É referido no estudo que o dispositivo tem uma precisão de 98%, comparado com o processo tradicional onde são usados microscópios e profissionais da área.

Segundo a equipa de investigadores, este kit de teste de fertilidade masculina será disponibilizado para o público nos próximos anos, pois este tem de ser aprovado pelas autoridades de saúde mundiais.

Como funciona este teste de fertilidade masculina?

Este kit é bastante simples de se usar. Basicamente faz uma colheita de esperma, coloca-a num micro-chip e insere-o no dispositivo óptico que está conectado ao smartphone (o esperma não toca no smartphone).

Após estes passos o utilizador abre a aplicação e será guiado para as várias fases do teste de fertilidade. Os dados do teste são guardados localmente no seu dispositivo e podem ser apagados pelo utilizador e até mesmo partilhadas com o seu médico.

Teste de fertilidade masculina

Este dispositivo tem um custo de produção de 4.45 dólares, um preço bastante acessível comparado com o processo tradicional. Este produto foi testado em telefones Android, mas pode ser adaptado para o iPhone.

Vamos ficar à espera do futuro deste kit que parece ser muito promissor.

Deixe a sua opinião!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!