You are currently viewing Mastercard: Novos cartões de crédito vão ter leitor de impressões digitais

Mastercard: Novos cartões de crédito vão ter leitor de impressões digitais

A Mastercard está a desenvolver uma nova tecnologia para os seus cartões que permitirá aos seus utilizadores autorizarem o pagamento com a impressão digital, em vez de utilizarem o seu código pessoal ou assinatura.

Segundo a empresa, os cartões têm a mesma espessura dos existentes actualmente, mas têm um leitor de impressões digitais incorporado. Estes novos cartões possuirão o habitual chip, mas vão deixar de ter a banda magnética, útil para as máquinas de pagamento automático mais antigas.

Os novos cartões estão a ser testados no momento na África do Sul e já estão agendados testes em países do resto do mundo nos próximos meses. Segundo o chefe de segurança da Mastercard, Ajay Bhalla, esta nova tecnologia trará uma segurança mais reforçada e também mais facilidade nos pagamentos.

Contudo a tecnologia de impressões digitais não é 100% infalível, pois todos vimos o que se passou aquando da introdução dos impressões de impressões digitais nos smartphones, pois qualquer pessoa pode replicar uma impressão digital recorrendo a plasticina.

Segundo alguns especialistas em segurança informática a remoção do código PIN trará vantagens, pois era o “elo” mais fraco na combinação chip + PIN. Karsten Nohl, investigador no Laboratório de Segurança de Berlim disse à BBC News:

As impressões digitais ajudaram a evitar que se usem passwords terríveis e nem mesmo os mais crédulos vão cortar o dedo se um criminoso lhes perguntar de uma forma simpática.

Como posso ter um cartão Mastercard com leitor de impressões digitais?

Para ter um cartão deste tipo terá de visitar o seu banco, onde a sua impressão digital será digitalizada e transferida para o seu cartão. Toda a informação será encriptada no chip EMV do seu cartão, sendo possível guardar até duas impressões digitais suas.

O que acha desta tecnologia aplicada aos cartões de crédito?

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!