You are currently viewing Aprenda a activar/desactivar hibernação no Windows 10

Aprenda a activar/desactivar hibernação no Windows 10

A hibernação no Windows 10 é uma função do sistema operativo que deixa o computador desligado, isto é, sem consumir energia, mas quando o ligar de volta encontrará tudo como tinha deixado na altura em que hibernou.

No processo de hibernação no Windows decorre em duas fases. Na primeira é feito um snapshot de todas as aplicações e processos a correr no sistema, esses dados são guardados no disco rígido e por fim o sistema é encerrado.

A hibernação no Windows 10 está activa por defeito e por isso algum espaço do seu disco rígido será alocado para esta funcionalidade. No entanto existe a possibilidade de libertar um porco de espaço em disco desactivando a hibernação.

Como activar/desactivar a hibernação no Windows 10?

O processo de activação/desactivação da hibernação é bastante simples, pois apenas precisará de abrir a linha de comandos do Windows com privilégios de administrador e digitar powercfg.exe /hibernate off para desactivar e powercfg.exe /hibernate on para activar.

Caso tenha alguma questão sobre o sistema operativo ou funcionalidades pode sempre consultar o suporte online da Microsoft.

O que achou deste artigo?

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!