You are currently viewing China vai lançar concorrente à Wikipedia já em 2018

China vai lançar concorrente à Wikipedia já em 2018

Os internautas chineses têm acesso ao popular site Wikipedia, mas alguns conteúdos encontram-se bloqueados, pois o governo chinês entende que deve restringir certos conteúdos à sua população. Segundo uma notícia avançada pela BBC. a China está a preparar um concorrente à Wikipedia que será lançado já no próximo ano de 2018.

Segundo fontes oficiais, mais de 20 mil pessoas foram contratadas para trabalhar neste projecto, que contará com 300 mil entradas, com cerca de 1000 palavras, na enciclopédia na sua abertura oficial.

Qual a grande diferença deste projecto em relação à Wikipedia?

Este projecto é bastante ambicioso, pois em vez de abrir as entradas na enciclopédia a utilizadores voluntários, vai ser completamente preenchida por estudiosos de universidades públicas, o que poderá conferir um pouco mais de veracidade nas entradas.

Basicamente esta enciclopédia online vem no seguimento da já existente Enciclopédia da China, que foi publicada pela primeira vez em papel em 1993, tendo sido feita uma segunda edição em 2012.

A ideia da criação da enciclopédia online foi aprovada no ano de 2011, mas os trabalhos começaram recentemente apenas. Este projecto vai fazer concorrência a alguns projectos locais, como o Baidu e o Qihu 360 e também à grande plataforma mundial que é a WIkipedia.

A titulo de curiosidade, em 2014 também a Rússia anunciou planos para criar uma versão alternativa à Wikipedia, com o intuito de oferecer melhor informação sobre o país.

Usa muito a Wikipedia? Acha a informação credível?

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!