You are currently viewing Devo tapar ou não a câmara do meu computador?

Devo tapar ou não a câmara do meu computador?

Talvez este é um dos grandes mitos da internet e que mais suscita curiosidade. Será que alguém utiliza as câmaras dos nossos computadores para nos observar? Isso é possível? A resposta é dada no nosso artigo e, com exemplo. Saiba mais!

Devo tapar ou não a câmara do meu computador?

Para os mais atentos, certamente já repararam que existem milhares de pessoas que colocam uma fita adesiva na câmara do seu computador. Veja só que até o fundador do Facebook, Zuckerberg, também tapa a sua. Ele partilhou uma fotografia onde o seu computador aparecia com fita adesiva na câmara.

Como pode observar, a câmara de Zuckerberg tem um adesivo

Então, paira a pergunta. Será possível alguém nos espiar usando a nossa câmara?

A resposta a isso é, Sim. Vamos dar um exemplo do Facebook.

De acordo com especialistas em direito, esta “intromissão” pode ser legal, isto porque na política de use de dados, o facebook reserva o direito de usar dados para:

para operações internas, incluindo solução de problemas, análise de dados, testes, pesquisa e melhoria de serviço

O facebook já anunciou que quer ir mais longe e já em 2014 apresentou uma patente que permite “espiar” as reacções do público a determinada situação no seu feed. Por exemplo (voltamos a frisar que é só um exemplo para entendimento do cenário), se você virar a cara a um conteúdo de cães, o facebook irá automaticamente retirar vídeos e fotos de cães do seu feed porque assume que você não gosta desse conteúdo. Por outro lado, se sorrir, o facebook irá mostrar mais conteúdo sobre esse tipo de animal.

Portanto, pelo sim, pelo não, proteja-se tapando a câmara. Porque o facebook é um exemplo mas não sabemos quem mais poderá estar do outro lado a observar-nos.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!