You are currently viewing TECHDAYS: Martin Cooper vem a Portugal

TECHDAYS: Martin Cooper vem a Portugal

O Instituto de Telecomunicações (IT) comemora, este ano, 25 anos de existência. A celebração, que decorrerá a 12 de Outubro, no TECHDAYS, contará com uma presença especial: Martin Cooper, o “pai do telemóvel”, que participará na conferência “IT 25 anos”. Integrando um painel de oradores inédito e com reconhecida notoriedade internacional, a lenda da indústria digital e ícone da Motorola desvendará o passado do dispositivo que mudou o mundo e reflectirá, ainda, sobre o futuro das telecomunicações.

Refira-se que Martin Cooper não só liderou a equipa que criou o telemóvel como foi, ainda, a primeira pessoa do mundo a realizar uma chamada telefónica sem fios. Após 29 anos de carreira na Motorola – onde foi manager de sistemas de comunicação e diretor corporativo de R&D –, Cooper fundou várias empresas, incluindo a Cellular Business Systems, empresa líder na indústria das telecomunicações dos EUA nos anos 80, e a ArrayComm, líder mundial em tecnologia de antenas inteligentes. Hoje, aos 89 anos, o inventor, empresário e empreendedor, é presidente e cofundador da incubadora empresarial Dyna LLC e membro da Academia Nacional de Engenharia dos EUA. Apontado, em 2007, como um dos 100 maiores inventores do mundo pela Time Magazine, Cooper foi, ainda, laureado com o Prémio Marconi e o Prémio das Astúrias.

A acompanhar Martin Cooper no maior fórum nacional de tecnologia estará a sua mulher Arlene Harris, a “primeira dama do wireless”, responsável por grandes avanços na indústria das telecomunicações e a primeira mulher a ser distinguida no RCR Wireless Hall of Fame. Relembre-se que o TECHDAYS decorre de 12 a 14 de Outubro, no Parque de Exposições de Aveiro, e tem como objetivo mostrar o que de melhor se faz na área da tecnologia em Portugal.

Saiba mais informações acerca do TECHDAYS na página oficial do evento!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!