You are currently viewing O 5G vem aí. O que virá depois?

O 5G vem aí. O que virá depois?

É já na próxima segunda e terça-feira, 23 e 24 de outubro, que o Instituto de Telecomunicações  promove o Visions for Future Communications Summit, evento que tem como objectivo dar resposta à pergunta “o 5G vem aí. O que virá depois?”. Agregar as visões complementares da investigação e da indústria sobre os desafios que promete o futuro das comunicações, nomeadamente através do actual processo de desenvolvimento das redes de quinta geração (5G) – é um dos grandes objectivos da conferência. Novos sistemas, transmissão, controlo, segurança e serviços na área das comunicações são alguns dos temas em análise, que serão projectados num horizonte temporal após 2025.

O evento contará com uma representação global do mundo das telecomunicações, sendo os vários painéis constituídos por um corpo de especialistas – agentes empresários, académicos e normativos – sem precedentes em Portugal. Henning Schulzrinne, ex-CTO da FCC (órgão regulador das telecomunicações nos EUA), Ian F. Akyildiz – fundador da área da nanocomputação e nanocomunicações – e Edward Knightly, cujos trabalhos na área do wireless foram utilizados pela Casa Branca, são apenas alguns exemplos das personalidades de referência a nível internacional que marcarão presença na conferência.

De Portugal para a Comissão Europeia

Em parceria com o ISCTE e a Universidade de Aveiro, o evento conta, ainda, com o apoio de várias entidades internacionais, como o Institute of Electrical and Electronic Engineers (a maior organização de engenheiros do mundo), a 5G Public Private Partnership (uma associação com os maiores atores das telecomunicações a nível mundial), ou a Networld2020 (uma associação de entidades europeias com interesse na área das telecomunicações).

Refira-se que os resultados das discussões do Visions for Future Communications Summit serão desenvolvidos e compilados num documento que, além de estar disponível para a consulta da comunidade, servirá para ajudar a Comissão Europeia e a NSF a delinear estratégias futuras na área das comunicações.

O evento terá lugar no ISCTE, em Lisboa, e as inscrições podem ser realizadas aqui

Que tipo de comunicações móveis virão após o 5G? Fica a questão

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!