You are currently viewing FCA lança “Business Intelligence – Da Informação ao Conhecimento”

FCA lança “Business Intelligence – Da Informação ao Conhecimento”

A FCA, editora de informática do Grupo LIDEL e parceira do Tech em Português, apresenta a 3ª edição atualizada do livro “Business Intelligence – Da Informação Ao Conhecimento”, escrito pelas especialistas Maribel Yasmina Santos e Isabel Ramos, ambas doutoradas em Tecnologias e Sistemas de Informação.

As Tecnologias de Informação assumem indiscutivelmente um papel fundamental na esfera organizacional. E é também reconhecido que têm sofrido enormes transformações ao longo do tempo. Se, numa fase inicial, as TI actuavam apenas com o propósito de automatizar processos operacionais, hoje em dia assumem um leque mais abrangente de funções dentro das organizações, marcando uma presença imprescindível em todos os procedimentos de gestão.

(…) A evolução das tecnologias relacionadas com o Business Intelligence justificam uma revisão e extensão dos conceitos relacionados com a modelação da empresa no que respeita ao seu desempenho e ao atingir das suas ambições no mundo dos negócios.

O manual da FCA tem como objetivo evidenciar os procedimentos indicados para a utilização das TI, o tipo de informação que estas disponibilizam e o modo como a organização deve canalizar este conhecimento para apoiar o processo de tomada de decisão. Entre as diversas temáticas tratadas nesta obra, destacam-se o Business Intelligence, o Data Warehousing, o On-Line Analytical Processing, o Data Mining, o conhecimento organizacional e a gestão do conhecimento.

Destinado a todos os profissionais e estudantes nas áreas de Tecnologias e Sistemas de Informação, este livro tem um cariz prático através dos exemplos atuais que apresenta para uma melhor compreensão dos conceitos abordados.

Principais Conteúdos do “Business Intelligence – Da Informação ao Conhecimento”

  • Introdução;
  • Da Informação ao Conhecimento;
  • Conhecimento Organizacional;
  • Gestão de Conhecimento Organizacional
    Business Intelligence;
  • Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados;
  • Data Mining;
  • Análise de Dados com Ferramentas OLAP;
  • Análise de Dados com Técnicas de Data Mining;
  • Construção Social do Conhecimento: Análise de Dados Organizacionais.

Esta obra pode ser encontrada numa livraria perto de si ou na loja online da FCA

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!