You are currently viewing SaferYou.pt: quando se está online, a segurança importa!

SaferYou.pt: quando se está online, a segurança importa!

Um grupo de cinco estudantes, no âmbito de um projecto da sua Licenciatura em Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, está a desenvolver uma ferramenta dedicada aos jovens, que lhes permite avaliar o grau de exposição aos diferentes cenários digitais, o SaferYou.pt.

Os mais novos são expostos à Internet cada vez mais cedo, passam mais tempo online, e em variadas actividades e contextos. Quais as implicações destas mudanças de estilo de vida e consequentes riscos para as crianças online e offline? Esta é das questões mais abordadas em estudos sobre jovens, e as conclusões apontam para a necessidade urgente de os preparar convenientemente para o contexto digital.

O que pretendem estes jovens com a criação do SaferYou.pt?

A plataforma online pretende constituir-se como uma uma mais valia para professores e educadores que queiram abordar as temáticas da segurança, privacidade, redes sociais e iliteracias digitais com os seus alunos. A SaferYou.pt foi também pensada para ser utilizada como
ferramenta de auto-ajuda e de aprendizagem entre pares. Disponível a partir de qualquer dispositivo (fixo ou móvel), não são precisas instalações ou procedimentos complexos, pois o seu
domínio registado é acessível através de um simples browser em www.saferyou.pt.
Aproximando-se rapidamente o Dia da Internet +Segura (conhecido pela sua sigla SID, da designação inglesa Safer Internet Day), que este ano se assinala no dia 6 de fevereiro, sessões de sensibilização com o suporte a esta aplicação estão já agendadas em escolas da Região Centro.

Ao longo dos anos, o SID tornou-se um evento histórico no calendário da segurança online. Começando como uma iniciativa do projeto SafeBorders da União Europeia, em 2004, e entregue à rede Insafe, como uma das primeiras ações em 2005, este dia cresceu para além da sua área geográfica tradicional e agora é celebrado em cerca de 130 países em todo o mundo.

João Pedro Martins, Embaixador Europeu da Juventude para a Segurança na Internet, é um dos co-autores do projeto. Actuando como representante da voz dos jovens em eventos nacionais e internacionais de alto nível, que reúnem atores do setor privado e governamental, para ele “esta ferramenta concretiza o melhor dos dois lados do seu trabalho: por um lado, apoia e orienta o percurso online dos mais novos, e por outro, é uma fonte de informação preciosa para definir rumos e identificar problemas a resolver”.

Quer saber mais sobre este projecto?

Consulte a página oficial e faça like na página do Facebook

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!