You are currently viewing Mito quebrado? Jogos podem levar pessoas a ser violentas?

Mito quebrado? Jogos podem levar pessoas a ser violentas?

Certamente que o leitor cresceu a ouvir dizer que os jogos de computador podem tornar pessoas normais em pessoas violentas. Várias pessoas saíram de casa a atirar com uma arma de fogo em pessoas e, a explicação dada, era porque eram viciados em GTA ou Counter Strike, ou jogos de violência. Mas, será que isso é verdade?

Jogos podem levar pessoas a ser violentas? O mito foi quebrado?

Como introduzimos, existe um mito que foi quebrado. Dizem que muitos dos problemas sociais (assassinatos acima de tudo) têm como raiz jogos. Seja jogos de computador ou de playstation ou de qualquer outro tipo de dispositivo, são muitas vezes apontados como culpados, dizendo que as pesssoas vão “à loucura” e pensam que a vida real é o jogo. Por exemplo, no Brasil, um menino foi acusado de matar 5 pessoas por causa do jogo Assassins Creed.

O mito terá sido afinal desvendado? O estudo contou com 3000 participantes e, estes foram colocados a jogar jogos de evitar carros e gatos. Após os jogos, foram mostradas fotos e cenários de jogo e a reação foi nula. Entre muitos outros estudos, houve a associação de palavras. Esperava-se que os participantes que estavam envolvidos em jogos de puro terror e violência, fossem à procura de palavras dentro do género, mas a verdade é que as palavras eram como as pessoas que não gostam de jogos de violência/terror.

A associação da realidade gráfica aos jogos também foi estudada. Existia a ideia de que a realidade gráfica poderia confundir o cérebro e na realidade as pessoas também se poderiam tornar violentas. Mas, a verdade é que mesmo assim, não importava a forma como os soldados de combate se mexiam ou disparavam.

Hoje em dia, começamos a descobrir que os jogos podem não ter tanta influência assim no cérebro das pessoas.

Afinal, o que acha o leitor? Está desvendado o mito? Acredita que os jogos influenciam negativamente as pessoas? Deixe-nos a sua opinião!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!