You are currently viewing Primeiro salvamento via Drone, no mar

Primeiro salvamento via Drone, no mar

Esta quinta-feira, dois jovens australianos foram arrastados por uma onda, na praia de Lennox Head, na Austrália. Este, é o primeiro salvamento no mundo a ser realizado por um aparelho deste género. A noticia foi avançada pela Surf Life Saving, citada pela ABC. Veja o video.

Queremos realçar que esta noticia tem fundamento após outro artigo que escrevemos há muito tempo a prever estas situações:

Primeiro salvamento via Drone, no mar

Os rapazes, de 15 e 17 anos, foram arrastados por ona da três metros e encontravam-se a 700 metros da costa.

Uma pessoa que passeava na praia deu o alerta e, cerca de dois minutos depois, o drone localizou os jovens e lançou um dispositivo flutuante para as vítimas se agarrarem e conseguirem nadar até à costa.

https://www.youtube.com/watch?v=07FA8bAV1-k

Os jovens saíram ilesos, embora exaustos.

Este salvamento ocorre depois de um projecto pioneiro de salvamento utilizado por nadadores salvadores. Por incrível que pareça, o dispositivo e este método tinha sido apresentado algumas horas antes deste acidente. Muitas pessoas duvidavam da credibilidade desta tecnologia, mas a verdade é que duas vidas foram poupadas graças a esta implementação.

John Barilaro, vice-primeiro Ministro australiano afirmou que o investimentao já está “ganho” a partir do momento que este drone salvou com sucesso os jovens.

O governo australiano anunciou o mês passado que investiria mais de 350 mil euros em tecnologia com drones de salvamento para a costa norte de New South Wales.

Este é o primeiro resgate mundial realizado com um drone”, disse Barilaro.

E o leitor, acha que isto é uma medida importante?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!