You are currently viewing Lente de contacto que controla nível de glicose

Lente de contacto que controla nível de glicose

Não é apenas no sangue que podemos realizar o controlo dos níveis da glicose, também nas lágrimas o podemos fazer. O artigo irá falar de uma lente de contacto que monitoriza as lágrimas dos olhos e alerta para valores elevados do nível da glicose, segundo uma investigação divulgada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Lente de contacto que controla nível de glicose

Os autores deste trabalho fizeram os testes destas lentes em animais, mais concretamente em coelhos. A técnica usada é a colocação de ‘pixels’ (componentes das imagens digitais) numa lente de contacto para visualizar a detecção dos níveis da glicose nos diabéticos.

Os investigadores desenvolveram uma forma de incorporar sensores de glicose em nanoestruturas maleáveis e transparentes, circuitos ‘wireless’ e ‘pixels’ capazes de recolher dados em tempo real, eliminando a necessidade de equipamentos adicionais.

Estas lentes não são muito dispendiosas nem possui componentes complexos como outras que se encontram no mercado e que hoje em dia são usadas. Também não irão prejudicar a visão em nada e não será necessário equipamento volumoso para ler os sinais que serão enviados pelos sensores das mesmas.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!