You are currently viewing VR2Market: O projecto que promete gerir melhor equipas de Bombeiros

VR2Market: O projecto que promete gerir melhor equipas de Bombeiros

Prestar serviços de primeiros-socorros seguros, confiáveis e eficientes em cenários de emergência. É este o objectivo primordial da nova tecnologia desenvolvida no Instituto de Telecomunicações (IT), em parceria com o INESC TEC, o IEETA, a Biodevices e o Robotics Institute from Carnegie Mellon University. VR2Market é o nome do projecto que, através de uma tecnologia “que se veste”, permite medir os sinais vitais dos socorristas – especialmente, dos bombeiros – e fornecer informação à cadeia de comando, possibilitando, dessa forma, uma melhor gestão e coordenação das equipas de socorro. O equipamento permite, ainda, medir a qualidade do ar, informação que pode ser usada no desenho dos modelos de propagação do fogo.

Quem desenvolveu o projecto VR2Market?

O projecto envolveu uma equipa multidisciplinar, que se dedicou, não só à criação da tecnologia de sensores capazes de detectar os níveis de stress e fadiga dos bombeiros, mas também ao desenvolvimento das infraestruturas TIC para a recolha e gestão da informação. A equipa criou, ainda, as redes ad hoc sem fios para a transmissão dos dados e o alojamento da informação em back-office, nomeadamente num servidor na nuvem. A este nível, refira-se que o IT teve como foco principal a conectividade entre cada bombeiro e o dispositivo de recolha de dados.

Depois de testada no caso dos incêndios florestais, na indústria do petróleo e no controlo do tráfego aéreo, a tecnologia encontra-se, agora, na fase de estudo de negócio, estando a equipa a trabalhar para identificar potenciais mercados onde esta poderá ser aplicada.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!