You are currently viewing 360Waste: um sistema de gestão inteligente de resíduos

360Waste: um sistema de gestão inteligente de resíduos

O 360Waste é um sistema de gestão inteligente de resíduos desenvolvido pela EVOX Technologies de Castelo Branco, fundada à cerca de 2 anos por Hélio Silva, e tem como objectivo principal poupar nos gastos logísticos e promover a diminuição da poluição.

Como funciona o 360Waste?

Este produto da EVOX veio revolucionar o mercado nacional no que toca à gestão de parques de contentores de resíduos. O 360Waste é baseado num sensor volumétrico com autonomia de 10 anos, desenvolvido pela EVOX, que comunica com a plataforma central, onde pode ser feita toda a gestão do parque de contentores de uma empresa ou serviços camarários de recolha de lixo.

Existem 2 tipos de sensores, os sensores com um cartão SIM (são usados em parques de contentores de pequena escala) e os sensores que incorporam a tecnologia LoRa da Cisco (usados em parques de contentores com milhares de contentores).

O sistema 360Waste usa a sua constante comunicação com a “central” como um trunfo para prever e ajudar a minimizar a pegada ecológica feita pelas empresas de recolha de resíduos. Com esta comunicação constante, e em tempo real, os agentes envolvidos sabem sempre o quão cheio está o contentor e com isto podem agendar a sua recolha com uma maior precisão.

Quais as vantagens deste produto?

O 360Waste recolhe a informação volumétrica dos contentores e garante uma aplicabilidade a diferentes contentores: Reciclagem, 4 e 2 rodas, oleão, pilhómetro, silos, líquidos, papeleiras, entre outros. Este produto permite também um planeamento mais eficiente, economizando assim nos gastos logísticos e a diminuição do volume de poluição.

O 360Waste permite também às empresas de recolha fazerem o planeamento de rotas, que se traduzirá numa diminuição dos valores de poluição emitidos durante a recolha, diminuindo o impacto ambiental, criando sustentabilidade e oferecendo ao cidadão maior qualidade de vida na sua cidade.

O Tech em Português esteve à conversa com o CEO da EVOX, Hélio Silva, para o podcast, onde poderá conhecer mais sobre esta empresa e seus produtos e os seus planos para o futuro.

Subscreva o nosso podcast aqui

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!