You are currently viewing FCA lançou a obra Ciência dos Dados nas Organizações – aplicações em Python

FCA lançou a obra Ciência dos Dados nas Organizações – aplicações em Python

A FCA, editora de informática do Grupo LIDEL e parceira do Tech em Português, apresentou o seu novo livro “ Ciência dos Dados nas Organizações – Aplicações em Python”, escrito por José de Braga Vasconcelos e Alexandre Barão, ambos professores de ensino superior na área de Engenharia de Software.

Ciência dos Dados nas Organizações

Actualmente, as organizações deparam-se com o enorme desafio de fazer face à concorrência crescente. Neste sentido, surge a necessidade de implementar ferramentas que apoiem a descoberta de ideias inovadoras, de aumentar a eficiência no trabalho e de fomentar a aprendizagem organizacional.

O Big Data e o Machine Learning são mecanismos através dos quais se fazem análises e previsões relativamente aos comportamentos organizacionais. Através do uso destas ferramentas, a área de trabalho do analista dentro das organizações tem vindo a expandir-se, assumindo um papel cada vez mais importante e indispensável, uma vez que permite escamotear informação, muitas vezes disponível nos repositórios que as empresas já possuem mas que por desconhecimento não estão a ser devidamente aproveitados.

[A análise de dados] trata-se de conhecimento fundamental que é alvo de algoritmos que extraem e descobrem novos dados. Deste modo, a informação produzida é essencial, por exemplo, em sistemas de apoio à decisão. Assim, apresenta-se um conjunto de conceitos, métodos e técnicas para a criação de valor nas organizações, com base na análise de grandes volumes de dados.

Este livro exibe um grupo de práticas, métodos e técnicas de análise de dados, incidindo sobre a investigação e desenvolvimento (I&D) da Ciência dos Dados e Gestão e Engenharia do Conhecimento. Tem um cariz prático, permitindo uma leitura compreensiva, incluindo vários exemplos de casos práticos e figuras ilustrativas.

Destina-se a todos os profissionais e estudantes das áreas de gestão, economia, ciências sociais, engenharia e gestão industrial, tecnologias de informação e ciências da comunicação, sendo o Python a linguagem de representação de dados utilizada.

Conteúdos do livro Ciência dos Dados nas Organizações – aplicações em Python

  • Ciência dos Dados nas Organizações;
  • Ciência dos Dados;
  • Gestão e Engenharia de Conhecimento;
  • Métodos e Técnicas para a Análise de Redes Organizacionais;
  • Linguagem de Programação Python;
  • Análise de Dados e Computação Científica em Python;
  • Análise de Redes Sociais;
  • Análise Estatística e Preditiva;
  • Supervised Machine Learning.

Adquira esta obra na página oficial da FCA

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!