You are currently viewing Ultra TV: A televisão interactiva de nova geração

Ultra TV: A televisão interactiva de nova geração

Ultra TV. É este o nome do projecto que visa a criação da televisão interactiva de nova geração, marcada por um vasto ecossistema de aplicações, que permitirão suportar um serviço com as funcionalidades mais avançadas do mercado. O Instituto de Telecomunicações é uma das entidades que participa no projecto liderado pela Altice Labs e que conta, ainda, com a colaboração da Universidade de Aveiro. Refira-se que a equipa de investigação do IT está, neste momento, a testar os modelos de internação e o acesso aos conteúdos, através de novas interfaces gráficas de televisão, com o objectivo de proporcionar uma elevada qualidade de experiência de visualização ao utilizador.

O que há de novo na Ultra TV?

E para que todos os conteúdos sejam visualizados com a máxima qualidade – esteja o consumidor em casa, na rua ou num comboio –, o IT está a desenvolver mecanismos que permitem adaptar a entrega desses mesmos conteúdos à qualidade das redes de comunicação. A equipa está a trabalhar, ainda, no sentido de prever as necessidades e a localização dos utilizadores, permitindo que estes visualizem os conteúdos com a melhor qualidade possível (mesmo que em movimento), e a optimizar as condições da rede e o modelo de distribuição de forma integrada. O IT pretende, em suma, que todo o ecossistema da televisão da nova geração use tecnologias de distribuição adaptativa como base para a transmissão de conteúdos, para que seja o mais agnóstica possível às condições das redes de comunicação.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!