You are currently viewing O tech aconselha: Banished

O tech aconselha: Banished

Banished é um jogo de computador que se baseia na construção de uma cidade, controlando os seus habitantes. Diferentes dos demais, o jogador deverá controlar a 100% toda a sua população tendo sempre noção em três bases: felicidade, alimentação e saúde. Se conseguir seguir estes três pilares, certamente irá obter sucesso, mas não é tão fácil quanto parece.

O tech aconselha: Banished

O desenvolvimento deste jogou iniciou-se em 2011, tendo como propósito a criação de um jogo de tiro em zombies, mas as coisas não correram como o esperado e, programando em C++ saiu um jogo de estratégia de construção de cidades. De lógica não tem nada, mas garantimos que o jogo consegue agarrar o jogador ao ecrã pois chega a detalhes bastante complexos!

O jogador começa com uma pequena população e, rapidamente tem a grande dificuldade nos primeiros 5 minutos. Construir casas para os habitantes terem onde descansar e, ao mesmo tempo, começar a colecionar comida no armazém para que as pessoas não passem fome. A junção destas duas tarefas não é fácil pois ao construir, por exemplo, uma instância de pesca, das 15 pessoas que são atribuidas, terá de destacar 4 para pescar. Logo irão apenas restar 11. Terá de destacar pelo menos 1 para construtor, o que leva a que fique só com 10 elementos para jogar. Parece fácil? Agora pense, tem de ter coletores de recursos e, 4 elementos para pescar não chega para matar a fome às pessoas nos primeiros 5 minutos, logo terá de ter mais instâncias de comida. Depois de conseguir a estabilidade da sua aldeia vs recursos, poderá então fazer crescer a aldeia no mapa, até que não exista mais nada para fazer!

Experimente, divirta-se e diga-nos a sua experiência com o jogo.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!