You are currently viewing Easter Eggs: Aqui estão mais dois

Easter Eggs: Aqui estão mais dois

Os easter eggs são bem conhecidos no mundo do cinema e dos jogos. Para quem não sabe, esses pequenos elementos são referências de outras produções da mesma empresa colocadas em um trabalho ou obra atual. Em “The Last of Us”, por exemplo, a Naughty Dog misturou ao cenário o próprio logo e até a PlayStation 3, enquanto que Grand Theft Auto V, da Rockstar, possui alguns segredos ligados a extraterrestres e outros jogos da companhia, como Max Payne 3 e Red Dead Redemption.

Easter Eggs: Aqui estão mais dois

Aproveitando a boleia nessa brincadeira está o Google que, seja em datas comemorativas ou homenagens, sabe como incluir piadas e ferramentas secretas nos seus próprios serviços. Boa parte desses programas aparecem nos famosos doodles criados pela empresa, mas geralmente em versões limitadas e acessíveis durante um único dia. Outras aplicações ficam tão escondidas que muitos utilizadores nem dão conta de que eles estão ali, bem na página que eles acedem.

Selecionamos dois desses easter eggs que escondem jogos para você jogar agora mesmo.

Amanhã há mais, vai estando atento. Últimos dois artigos:

Doctor Who (“Whodle”)

Um dos últimos doodles iterativos do Google foi o que comemorou os 50 anos da serie britânica da BBC, Doctor Who, feito após os pedidos de fas da série de ficção científica. A novidade foi ao ar no dia 22 de novembro de 2013 e faz uma homenagem ao cientista que viaja no tempo através da máquina TARDIS, um equipamento com o clássico formato de uma cabine antiga da polícia britânica – você também pode visitar a mesma por dentro utilizando um easter egg no Google Maps.

O jogo consiste em buscar as seis letras que formam a palavra “Google”. O utilizador escolhe um entre os 11 Doctors da série para navegar pelo tempo e, em cada fase, precisa escapar de inimigos conhecidos da serie, como os Daleks, Cybermen e Weeping Angel. O jogo também executa os mesmos sons da TARDIS, mas adaptados para o estilo 8 bits do título. Para aceder o “Whoodle”, nome dado pelos fãs da série ao doodle comemorativo, clique neste link aqui.

Robert Moog

Outro homenageado pelos doodles do Google foi o engenheiro, músico e inventor Robert Arthur Moog, nascido em maio de 1934 e vencedor de um Grammy pelo conjunto da obra em 1970. Moog é mais conhecido porque o seu nome foi dado a um sintetizador de bastante sucesso na década de 1960 – a empresa do músico, a Moog Music, continua ativa até hoje.

No doodle que homenageia Moog, o utilizador pode brincar com um sintetizador que parece um teclado. A partir daí é só pressionar as teclas do teclado ou segurar o ponteiro do rato para extrair o som da animação. É possível alterar filtros e efeitos do som original e ainda partilhar  sua criação com outros utilizador. Aceda o doogle clicando aqui.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!