You are currently viewing Perdes sempre as chaves de casa? Eis a solução infalível

Perdes sempre as chaves de casa? Eis a solução infalível

A novidade é considerada uma carteira tecnologica e, embora os perigos para a saúde, já tem mais de 3000 utilizadores Se estiver sempre a perder as chaves de casa ou do carro, talvez esta seja a solução: um chip implantado na mão. Sim, isso mesmo, um simples chip.

Perdes sempre as chaves de casa? Eis a solução infalível

A prática é confidencial, mas o chip conta com mais de 3000 utilizadores na Suécia, um dos países mais abertos a novas tecnologias. Quem desenvolveu a tecnologia, assegura que este é um chip passivo e que é apenas um acessório que simplifica o quotidiano, emitindo dados apenas quando se coloca a mão sobre um leitor de cartões NFC (Near Field Communication).

Ulrika Celsing, tem 28 anos, e é uma das utilizadoras deste chip, pondo fim à incessante procura pelas chaves na mala. Para entrar no escritório, por exemplo, a jovem sueca precisa apenas de passar a mão sobre um pequeno leitor.

Foi a própria empresa de Ulrika quem promoveu um evento para apresentar o chip e a sueca quis de imediato implantá-lo. Já tem o chip há um ano e garante que o utiliza diariamente, sem medo que os seus dados sejam pirateados ou de ser vigiada, o grande problema que esta tecnologia pode enfrentar.

A tecnologia ainda não chegou ao ponto em que o teu chip possa ser pirateado”, garante Ulrika ao El País, sem esquecer que “no futuro talvez terá de“pensar nisso”.

Embora não haja ainda o risco de ser pirateado, a implantação do chip pode causar “infeções e reações do sistema imunitário”, esclarece o microbiólogo Ben Libberton, assegurando que “o risco mais importante diz respeito aos dados: neste momento, os dados recolhidos e partilhados pelos implantes não são muito numerosos, mas vão aumentar”.

Quanto mais dados existirem num só lugar, como seria o caso de um implante, maior é o risco de que este seja utilizado na nossa conta”, justifica o investigador.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!