You are currently viewing 6 dicas para escolher um bom antivírus

6 dicas para escolher um bom antivírus

6 Dicas Práticas para Escolher um Bom Antivírus

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do portal Tech em Português

O avanço da tecnologia traz diversos benefícios, mas também expõe computadores e smartphones a vírus e malwares cada vez mais complexos e perigosos.

Uma boa maneira de proteger seus dispositivos é pesquisar o melhor antivírus e responder à seguinte questão: qual o mais útil para o dia a dia?

Para decidir com precisão, veja algumas dicas abaixo:

1- Pesquise e Entenda

Primeiramente, selecione o aparelho no qual o antivírus será instalado (notebook, desktop, tablet, smartphone, entre outros).

A partir disso, verifique a quantidade de memória que será necessária para que o programa rode perfeitamente, qual o tipo de antivírus é mais indicado para o software seleccionado – Android, Windows ou iOS – e quais actividades são realizadas neste dispositivo.

Por exemplo: caso costume usar internet banking, verifique se o programa ou aplicativo tem suporte para essa actividade. Alguns oferecem, também, protecções mais complexas, como consultor parental, protecção de webcam, encriptação de arquivos, entre outros.

2- Leia Reviews On-line e Compare

Ler e assistir reviews relacionados aos antivírus selecionados é fundamental para entendê-los melhor.

Desse modo é possível comparar os resultados de cada um, conhecer melhor a experiência de outros usuários e compreender eventuais falhas que o programa ou aplicativo pode apresentar no decorrer do caminho.

3- Mantenha o dispositivo actualizado

Outra questão que influencia bastante na proteção de computadores e smartphones é a atualização do software e dos programas/aplicativos.

Por isso, verifique sempre a existência de novas versões e mantenha o sistema operacional actualizado. Isso evita que novos vírus e malwares nocivos passem despercebidos.

4- Pago ou Gratuito?

Usuários menos experientes podem ter boas experiências com softwares gratuitos.

Mas se você utiliza internet banking, jogos on-line ou programas mais pesados que acessam a internet, comprar um bom antivírus pode ser a melhor maneira de estar protegido.

5- Monte Pacotes de Antivírus para PC e Mobile

Muitos softwares pagos oferecem pacotes para três ou mais dispositivos. Essa é uma óptima maneira de economizar na aquisição do produto, além de manter o computador e smartphone seguros por pelo menos um ano.

6- Diga Não à Pirataria

Uma das práticas mais comuns na internet é a pirataria. Porém, antivírus falsificados podem ser mais danosos para o sistema operacional do que a não utilização do mesmo.

Isso porque as ferramentas utilizadas para hackear o programa muitas vezes colocam o software em risco.

Além disso, não há garantia de segurança com relação aos dados do usuário. Desse modo, ao invés de proteger contra os hackers, o antivírus falso pode acabar possibilitando que eles se infiltrem no aparelho.

Imagens: Wallpaper Flare, Gazeta do Povo

 E você, quais dicas daria para a escolha de um bom antivírus? Deixe nos comentários!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!