You are currently viewing Caldas da Rainha aposta na tecnologia LoRa da Cisco

Caldas da Rainha aposta na tecnologia LoRa da Cisco

A cidade das Caldas da Rainha, que já pode ser considerada uma Smart City, acaba de dar mais um passo importante na sua transformação digital ao implementar a tecnologia LoRa da Cisco.

Este investimento do município das Caldas das Rainhas na sua rede e infraestrutura multi-serviços vai permitir a disponibilização de serviços IoT suportados por esta rede de tecnologia LoRa da Cisco, que proporciona cobertura rádio em todo o concelho.

As soluções IoT da Cisco para cidades, são uma base tecnológica fundamental no contexto da transformação digital das cidades e da sua evolução para Smart Cities. Esta infraestrutura digital, permite gerir, monitorizar em tempo real e actuar de forma dinâmica, em todos os dispositivos e serviços verticais constituintes de uma cidade inteligente, garantindo assim a protecção do investimento e a oportunidade de maximizar os benefícios.

A informação gerada e recolhida em tempo real pelos sensores é canalizada de forma segura, através das redes Cisco, até ao centro de comando e supervisão, onde técnicos qualificados utilizam as diferentes aplicações, para gerir e operar os sistemas da cidade.

Exemplo de utilização da tecnologia LoRa

Um exemplo prático da aplicação da tecnologia LoRa, está nos sensores do fabricante EVOX instalados nos contentores de resíduos que comunicam por via da rede LoRa, evitando assim gastos recorrentes com comunicações de operador.

Utilizando as várias componentes desta infraestrutura digital da Cisco, os dados recolhidos através da sensorização da cidade são apresentados de forma normalizada e correlacionada, permitindo aos decisores responder de uma forma mais informada e rápida aos desafios e uma utilização optimizada dos recursos, que são geridos mais eficientemente, traduzindo-se numa melhoria na qualidade dos serviços prestados.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!