You are currently viewing Google Easter Eggs: Código de Alan Turing

Google Easter Eggs: Código de Alan Turing

Os easter eggs são bem conhecidos no mundo do cinema e dos jogos. Para quem não sabe, esses pequenos elementos são referências de outras produções da mesma empresa colocadas em um trabalho ou obra atual. Em “The Last of Us”, por exemplo, a Naughty Dog misturou ao cenário o próprio logo e até a PlayStation 3, enquanto que Grand Theft Auto V, da Rockstar, possui alguns segredos ligados a extraterrestres e outros jogos da companhia, como Max Payne 3 e Red Dead Redemption.

Easter Eggs: Aqui estão mais dois

Aproveitando a boleia nessa brincadeira está o Google que, seja em datas comemorativas ou homenagens, sabe como incluir piadas e ferramentas secretas nos seus próprios serviços. Boa parte desses programas aparecem nos famosos doodles criados pela empresa, mas geralmente em versões limitadas e acessíveis durante um único dia. Outras aplicações ficam tão escondidas que muitos utilizadores nem dão conta de que eles estão ali, bem na página que eles acedem.

Código de Alan Turing

Em junho de 2012, a Google homenageou o matemático britânico Alan Turing (1912-1954), considerado o pai da informática moderna. Ele é um dos principais cientistas responsáveis pela criação do conceito de algoritmo e dos primeiros códigos computacionais. Ficou mundialmente conhecido por desencriptar os códigos Enigma – mensagens criptografadas trocadas entre a marinha alemã – e contribuir para a queda de Adolf Hitler.

O doodle comemorativo é inspirado em outra grande contribuição do britânico: o famoso teste de Turing, técnica que consiste em desencriptar códigos lógicos que deram origem ao computador como o conhecemos hoje. O jogo simula o processo de traduzir binário para o alfabeto tradicional e, conforme o jogador acerta a manipulação dos símbolos e funções, a palavra “Google” é formada logo ao lado da numeração.

Clique aqui para aceder o doodle de aniversário dos 100 anos de Alan Turing.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!