You are currently viewing Reinicie o seu router devido a software malicioso

Reinicie o seu router devido a software malicioso

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNS) foi informado pelo FBI que um software malicioso poderia afetar os routers e recomendou às entidades públicas e privadas portuguesas que repusessem os valores de fábrica dos equipamentos e fizessem atualizações às últimas versões.

Reinicie o seu router devido a software malicioso

Fonte oficial disse hoje à agência Lusa que, na última quinta-feira, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) recebeu uma informação do Federal Bureau of Investigation (FBI) norte-americano e no mesmo dia emitiu “um alerta para a rede nacional de entidades públicas e privadas que colaboram com o CNCS para a garantia da segurança do ciberespaço de interesse nacional”.

As medidas para a mitigação do problema sugeridas passaram por “repor os valores de fábrica, reiniciar os equipamentos (routers) e realizar atualizações para as últimas versões disponíveis”.

O FBI detetou um ataque de hackers originário da Rússia, que ameaçava introduzir um “malware” que iria assumir o controlo dos routers domésticos.

Segundo o jornal espanhol “El País”, os hackers poderiam anular por completo a ligação à Internet e levar a cabo ataques em massa.

Numa ação coordenada em grande escala, o malware poderia anular a Internet em bairros ou cidades inteiras, devido ao grande número de marcas afetadas, como Netgear, TP-Link e Linksys.

O FBI recomendava a reiniciação do router para desativar o malware, embora sem garantias.

Os especialistas da Cisco, empresa que terá detetado o ataque, sugerem a redefinição do dispositivo para as configurações de fábrica, de forma a assegurar que nenhum vestígio do vírus se mantenha no router.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!