You are currently viewing Nasceu sem orgão genital. Agora tem um, feito de pele de peixe

Nasceu sem orgão genital. Agora tem um, feito de pele de peixe

Uma mulher brasileira de 23 anos nasceu sem o seu orgão genital. Claro que a tecnologia dá sempre uma ajuda, evolui e, nesse sentido tenta sempre solucionar estes graves problemas que a natureza tem. Sim, porque esta situação não é a primeira. Nascer com este problema é designado de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKH), uma doença extremamente rara. A doença é incomum e, agora a solução também.

Nasceu sem orgão genital. Agora tem um, feito de pele de peixe…

Esta mulher desde os 15 anos que recebeu a noticia que não tinha o seu orgão. Para surpresa dos médicos, ela desenvolveu-se ao longo da puberdade.

Os médicos então não encontraram nada além de tecido conjuntivo atrás da pele, cobrindo o que deveria ser o orgão da mulher, e diagnosticaram-na com a rara condição congênita, Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKH).

Mas agora, um conjunto de médicos conseguiu recriar o orgão utilizando a pele de um peixe, mais concretamente o Tilápia (imagem abaixo).

A operação pioneira, denominada neovaginoplastia, foi realizada por uma equipa da Universidade Federal do Ceará, liderada pelo médico ginecologista Leonardo Bezerra em abril do ano passado.

O tratamento revolucionário envolveu médicos a abrir um espaço entre a vagina e o ânus, antes de inserir um molde tubular revestido com a pele do peixe. Uma visão um pouco má não é?

Agora veja só, esta mulher namora e, já teve a sua primeira experiência sexual que, segundo ela e o parceiro, correu às mil maravilhas embora estivesse bastante receosa inicialmente.

Das pessoas que sofrem desta rara doença, pelo menos 23 já são conhecidas e viram o seu problema ser resolvido da mesma forma. Após a cirurgia, o paciente sente muitas dores e precisa de repouso absoluto, pois a incisão é bastante grande, mas vale a pena no final segundo os mesmos.

A tecnologia é mesmo incrivel não é? Quando evolui, faz tudo… ou pelo menos quase tudo

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!