You are currently viewing MacCoin vem para “fazer esquecer” as BitCoin

MacCoin vem para “fazer esquecer” as BitCoin

Portugal é um dos 50 mercados que vai receber MacCoins que os consumidores poderão trocar por Big Mac em qualquer dos países onde decorre iniciativa A seguir McDonald’s quer ser líder nas entregas ao domicílio até 2020.

MacCoin vem para “fazer esquecer” as BitCoin

Não é uma bitcoin, mas pode trocar esta moeda que vai ser lançada pela McDonald’s por um Big Mac em qualquer um dos 50 países onde decorre esta iniciativa, incluindo Portugal. Um total de 6,2 milhões de MacCoin será distribuído a partir de 2 de agosto, dos quais 65 mil unidades no mercado nacional. A iniciativa assinala o 100º aniversário de Jim Delligatti, o criador deste hamburger best seller da cadeia de restauração, com um em cada quatro consumidores que visitaram um restaurante da cadeia em 2017 a consumir um menu Big Mac.

O hambúrguer icónico, que inspirou o Big Mac Index criado pela The Economist em 1986 (medindo o grau de sobre ou subvalorização de uma moeda em relação ao dólar americano), assinala este ano 50 anos. “Esta é uma iniciativa global na qual o mercado português tem um papel muito importante e do qual nos orgulhamos muito.

A distribuição das 65 mil MacCoins nas principais cidades, associada ao crescimento do turismo no país, vai certamente gerar muitas trocas de MacCoins oriundas de outros países pelo nosso Big Mac, em Portugal”, diz Inês Lima, Diretora de Marketing e Comunicação da McDonald’s Portugal. Em Portugal, as moedas serão distribuídas em vários pontos de Lisboa, Porto e Algarve e também através de passatempos nas redes sociais.

A MacCoin é uma edição limitada, com cinco designs distintos que assinalam cada uma das décadas de existência doBig Mac. “Cada uma destas cinco moedas incorpora o símbolo do 50º Aniversário do Big Mac e, na outra face, elementos das diferentes épocas ligados à arte, à música e à cultura pop”, descreve a cadeia. A edição limitada tem assim referências ao movimento Flower Power (anos 70), arte Pop (anos 80) “passando pelas formas arrojadas e abstratas dos anos 90 e que traduzem o design da MacCoin, o início dos anos 2000 concentrou-se especificamente na tecnologia de vanguarda na viragem do século, visível nos elementos da quinta MacCoin, representados na última década de 2008-2018”.

Mantendo a mesma receita desde 1968, altura em que foi lançado – pão com sementes de sésamo, dois hambúrgueres 100% carne de vaca, alface iceberg, cebola, queijo fundido, pickles e molho especial Big Mac – em Portugal, o Big Mac tem três ingredientes nacionais: carne de vaca (PecNordeste), a cebola (Vegenat) e a alface (Vitacress).

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!