You are currently viewing 54% das empresas não têm software anti-ransomware

54% das empresas não têm software anti-ransomware

A empresa de segurança Sophos refere no estudo “The State of Endpoint Security Today”  que inquiriu mais de 2,700 PMEs e chegou à conclusão de que 54% das empresas sofreram ataques de ransomware no último ano e não têm software anti-ransomware, bem como, 2/3 dos IT Managers não compreende o que é anti-exploit software. Este estudo independente foi conduzido pela empresa líder em investigação do Reino Unido, Vanson Bourne, e inquiriu 2.700 IT Managers de organizações de 100 a 5.000 colaboradores em 10 países e 5 continentes.

De acordo com este estudo o ransomware continua a ser a principal ameaça às empresas sendo que 31% das empresas inquiridas espera ser vítima de um ataque de Ransomware no futuro. Os três países mais atacados por ransomware são a India (67%), México (65%) e, por fim, os Estados Unidos da América (60%). O relatório detalha ainda os setores mais afetados por ataques de ransomware que são a Saúde e Tecnologias (76%) seguida de Energia, Petróleo e Gás (65%) e Negócios e Serviços Profissionais (59%).

“Uma das principais preocupações que os ataques de ransomware dão às empresas é o prejuízo. Este estudo apurou que 25% dos inquiridos estima um custo entre os USD $13.000 e USD $70.000 para resgatar um terminal afetado.”, afirma Ricardo Maté, Country Manager da Sophos Ibéria, continuando a afirmar que “a outra preocupação que as empresas deverão ter é o facto de que ao contrário do lightning as empresas atacadas por ransomware poderão esperar um novo ataque no espaço de 12 meses com os prejuízos financeiros, técnicos e de negócio daí decorrentes”, conclui.

A prevenção de um ataque de ransomware é uma realidade, no entanto, há que ter em conta que a utilização de um software de segurança atualizada não é uma garantia para prevenir um ataque de ransomware. Isto só será possível com acesso ao um software anti-ransomware que 98% dos inquiridos reconhece que a sua implementação é a única forma de prevenção de ataques.

O malware continuará a ser complexo e, com o tempo, a tendência é que os ataques bem como os cibercriminosos sejam mais complexos de detetar, prevenir e remediar. O principal aspeto que qualquer organização deverá ter em conta é ter sempre o software de deteção atualizado e adaptado à realidade para o proteger.

Porque continuam as empresas em não apostar em software anti-ransomware?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!