You are currently viewing Momo: Substituto da baleia azul já regista casos em Portugal (Coimbra)

Momo: Substituto da baleia azul já regista casos em Portugal (Coimbra)

A internet voltou a ficar de cabeça voltada com mais uma daquelas histórias de arrepiar. Há um ano atrás, falávamos do jogo da Baleia azul, hoje vamos falar do Momo. Um jogo que parece um autêntico filme de terror bem assustador. Estupefação e medo são os principais sentimentos.

De momento, a baleia azul parece contida em Portugal, mas o primeiro caso do jogo Momo já aconteceu no nosso país, mais concretamente em Coimbra, e já começa a causar preocupações. Saiba mais, connosco!

Momo é o novo jogo que substitui a Baleia Azul

Denominado “Momo”, o jogo é disseminado através do WhatsApp e do Minecraft e pode ser usado para roubar informação pessoal ou enviar vírus, incitar à violência e ao suicídio. Há utilizadores que relatam que receberam mensagens agressivas ou chamadas durante a madrugada.

Tudo começa quando se adiciona à lista de contatos do WhatsApp um dos cinco números que, para já, estão associados ao fenómeno. Assim que o utilizador enviar uma mensagem ao contato com uma fotografia de uma personagem feminina assustadora, dá início a uma série de acontecimentos que as autoridades classificam como perigosas.

Ainda não se sabe a origem deste jogo. A primeira vez que se ouviu falar do mesmo foi há 3 semanas atrás, pela unidade de investigação de crimes informáticos do estado de Tabasco, no México. Em comunicado, explicaram que o jogo viral estaria a ser usado para roubar informações pessoais e dados financeiros. Tudo para assediar e extorquir os participantes.

Embora ainda não se saiba como, o jogo mandava mensagens assustadoras com conteúdos veridicos que “descobria” da vida das pessoas. Como? Ninguém sabe ainda… Mas o que é certo é que com tanta informação “frágil” o jogo tenta mesmo levar os jogadores à loucura.

Para já, sabe-se que o “boneco” das imagens esteve exposição num museu japones e, a imagem provém daí, sendo que a estátua representa uma mulher-ave. Ou seja, tem cara e uma pequena parte de cima de mulher e, depois tem pernas de ave.

Alguns especialistas já emitiram avisos a pedir aos jovens que não adicionem o contato com estas caraterísticas, devendo bloqueá-lo e denunciar ao WhatsApp.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!