You are currently viewing FCA apresenta “Segurança em Redes Informáticas” 5ª edição

FCA apresenta “Segurança em Redes Informáticas” 5ª edição

A FCA, parceira do Tech em Português, apresenta a 5ª edição actualizada do livro “Segurança em Redes Informáticas”, da autoria de André Zúquete, professor e investigador na Universidade de Aveiro.

Segurança em Redes Informáticas 5a edição

A Internet assume um papel cada vez mais relevante no dia-a-dia dos cidadãos, facilitando a comunicação e a interacção entre eles, seja em casa, no trabalho ou num local público. Quer para motivos profissionais ou para lazer, tornou-se essencial. No entanto, muitas pessoas desconhecem as vulnerabilidades dos seus sistemas e dispositivos e que estes podem ser atacados de várias maneiras, podendo pôr em risco a sua informação pessoal e profissional. Os ciberataques são cada vez mais frequentes e as consequências bastante danosas.

Este livro pretende alertar para os perigos da Internet, procurando dar uma visão da segurança, caminhando do problema para a solução. Numa primeira fase, é feita uma contextualização sobre as três grandes áreas de actividade, defesa contra catástrofes, defesa contra faltas ou falhas previsíveis e defesa contra actividades não autorizadas sendo apresentados um conjunto de técnicas defensivas contra os problemas causados por estas ameaças. Posteriormente, a obra explora outros conceitos como a criptografia, firewall, VNP fundamentais para entender as vulnerabilidades e as possíveis soluções de forma a melhorar significativamente a segurança da rede.

Apesar dos termos técnicos à primeira vista parecerem difíceis, esta obra foi escrita de forma simples e acessível para todos os leitores compreenderem, destinando-se a administradores e utilizadores de redes locais domésticas ou de redes de pequenas e médias empresas. Também é útil para estudantes da área da Informática e da Segurança de Redes.

Considerada o “clássico” na área da segurança de redes em português, esta obra promove uma atitude de consciencialização e de prevenção do utilizador para o combate a múltiplos ataques.

Principais conteúdos do livro “Segurança em Redes Informáticas”

  • Criptografia
  • Gestão de Chaves Públicas
  • Vulnerabilidades em Máquinas de Sistemas Distribuídos
  • Vulnerabilidades em Redes Locais e de Grande Escala
  • Firewalls
  • Sistemas de Detenção de Intrusões
  • Redes Privadas Virtuais
  • Segurança em Redes Sem Fios 802.11 (WLAN ou WI-FI)
  • Protocolos de Autenticação

Onde posso adquirir este livro?

A mais recente obra da FCA pode ser adquirida na livraria mais próximas de si, livrarias online ou na página oficial da FCA.

Outros livros recomendados

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!