You are currently viewing Já é possível… usar Tablets apenas com o pensamento

Já é possível… usar Tablets apenas com o pensamento

Para a conclusão de que é possível usar tablets apenas com o pensamento foram usados 3 tetraplégicos. O teste foi bem sucedido. Apenas com o pensamento conseguiram navegar num tablet com sucesso.

Já é possível: usar Tablets apenas com o pensamento

Pessoas com paralisia poderão usar ‘tablets’ e outros aparelhos usando apenas o pensamento, através de um implante do tamanho de um comprimido inserido no cérebro, que passa a interagir diretamente com o computador, segundo um estudo publicado hoje.

O implante foi experimentado em três voluntários tetraplégicos e regista a atividade cerebral a partir de um pequeno sensor instalado na parte do córtex responsável pelo movimento.

Com essa tecnologia, os voluntários conseguiram usar programas num ‘tablet’ para mandar correio eletrónico, trocar mensagens num ‘chat’, ouvir música e usar aplicações de partilha de vídeos.

Navegaram na Internet, fizeram compras ‘online’, contataram família, amigos, trocaram mensagens entre si e com a equipa de investigadores de várias instituições norte-americanas, como as universidades de Stanford e Brown.

A tecnologia Braingate deteta sinais associados com movimento registados no córtex motor, descodifica-os e envia-os para dispositivos externos, o que já tinha sido experimentado para permitir a pessoas paralisadas mover braços robóticos.

Dois dos voluntários do teste sofrem de esclerose lateral amiotrófica, que afeta os nervos no cérebro e na espinal medula que controlam o movimento e o outro sofreu uma lesão na coluna que o paralisou.

Usando o implante, conseguiram mover o cursor e selecionar um ícone 22 vezes por minuto numa série de aplicações.

Esta é uma invenção que outrora já se previa e já se tentava implementar. O mundo, com a evolução tecnológica, cada vez mais oferece soluções a pessoas com problemas motores. Continuando com este ritmo, será para breve que o problema de não ter um braço deixe de ser um problema e passe sempre a ter uma solução fácil.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!