You are currently viewing Testes psicotécnicos: O que são e para que servem?

Testes psicotécnicos: O que são e para que servem?

Acabou a faculdade e, na nossa inocência achamos que a partir de agora só precisamos de enfrentar algumas entrevistas e teremos emprego, pensamos que os testes acabaram certo? Não, errado! Dada a profissão relacionada com tecnologias, estamos sempre em constante estudo e aprendizagem de novas formas de trabalhar e, as empresas têm formas de avaliar os candidatos a nível de conhecimentos, personalidade, etc. Os testes psicotécnicos são um exemplo e são muito utilizados no recrutamento de programadores. Venha saber o que são e para que servem.

Testes psicotécnicos: O que são e para que servem?

Os testes psicotécnicos fazem parte integrante dos processos de selecção.

Normalmente quando os testes são passados para as mãos dos candidatos, a explicação da sua utilidade e das suas possíveis consequências são vagas e indeterminadas, o que origina uma certa ansiedade. É importante não esquecer que é extremamente difícil enfrentar uma situação quando se ignoram os resultados que a mesma possa acarretar.

Cada empresa sabe aquilo que pretende avaliar para que no final consiga recrutar o melhor perfil selecionado.

Como exemplo de um teste psicotécnico que me foi feito:

“Numa viagem à lua a tua nave fica sem combústivel. Tens os seguintes materiais disponiveis. Indica por ordem de importância de sobrevivencia, os que levavas para chegar ao ponto B da lua”

E nisto, davam uma lista de materiais. Comida, cordas, agua, etc.

Noutra fase do teste, apresentaram diversos planeamentos de cubos e tinhamos de selecionar qual era a parte da frente do cubo, naquele planeamento. E desde contas, sequências, etc. Tinhamos um determinado tempo para realizar o teste. Com isto se passou uma tarde inteira.

Resumindo, testes psicotecnicos são compostos por exercícios de raciocínio lógico, concentração e habilidades específicas, os testes psicotécnicos são instrumentos que auxiliam na avaliação do indivíduo, identificando se possui o perfil técnico e psicológico compatível com o posto almejado.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!