You are currently viewing Top 10 maiores programadores do mundo

Top 10 maiores programadores do mundo

Talvez a programação seja das áreas mais valiosas no mundo, uma vez que com ela podemos simplificar tudo no nosso dia a dia mas, ao mesmo tempo torna-se uma área muito complexa e difícil de estudar. Mas, houve quem conseguisse penetrar dentro das dificuldades e fazer delas fáceis. Veja connosco, o top 10 dos maiores programadores do mundo.

10 – Grace Hooper

É uma mulher que ocupa a décima posição. Foi cientista na Marinha dos Estados Unidos e foi a primeira mulher do mundo que teve o nome na Distinguished Fellow. Recebeu a medalha nacional da tecnologia em 1991. Criou a linguagem Flow-Matic, que acabou por ser extinta mas, também foi a utilizada para criar o COBOL.

Commodore Grace M. Hopper, USN (covered).

9 – John Backus

Cientista conhecido por criar a primeira linguagem de programação de alto nível, o Fortran, e introduziu a notação BNF e o conceito de programação a nível de funções.

john-backus-6

8 – Bill Gates

Dispensa introduções. É só o programador mais rico do mundo que desenvolveu um dos softwares mais utilizados também pelo mundo fora. Foi um dos fundadores da Microsoft.

Bill_Gates_June_2015

7 – Brian Kernighan

Contribuindo para o desenvolvimento da linguagem de programação AWK (uma linguagem que no futuro veio a ser a base do Perl e Lua), Brian venceu vários prémios ao longo da sua carreira e foi o autor do primeiro livro sobre a linguagem C.

briankernighan

6 – Ken Thompson

Um cientista muito influente quando se fala no sistema operativo Unix. Criador da codificação de caracteres UTF-8 para o uso do sistema operativo Plan 9. Nem tudo na história deste homem se direcciona para o lado positivo pois, também é um dos pioneiros dos hackers.

kenthonphon

5 – Tim Berners-Lee

Talvez pouco conhecido mas, a sua criação é bem conhecida, o World Wide Web (WWW). Foi o primeiro a conseguir implementar com sucesso a comunicação entre um cliente HTTP e um servidor através da internet. Atualmente é director do W3C.

Tim Berners-Lee

4 – Bjarne Stroustrup

É dinamarques e, é conhecido como o pai da linguagem C++. Ele próprio admitiu que inventou o C++, escreveu as definições iniciais e produziu a primeira implementação. Escolheu e formulou os critérios de projecção da linguagem, desenhou todas as facilidades principais e foi responsável pelo processo de propostas de extensão no comité de padrões de C++.

Bjarne Stroustrup

3 – Linus Torvalds

Um nome bem mais conhecido, pois é o criador do Linux. Linus escreveu o código kernel Linux, aproximadamente 2%, e o sistema de controle de revisão Git.

Linus Torvalds

2 – Dennis Ritchie

Não faria sentido este homem não aparecer no top 3. Quem não conhece, passa a conhecer o nome do pai da linguagem C e que em muito ajudou a desenvolver os sistemas Unix. Falecendo à relativamente pouco tempo, com 70 anos, este homem deixou a sua marca pois o C é uma das linguagens mais usadas ainda agora no mundo da programação.

Dennis Ritchie

1 – Alan Mathison Turing

O leitor já deveria estar a adivinhar o nome. Foi o criador da máquina de Turing e, no seu tempo, na segunda guerra mundial, foi o responsável por decifrar as mensagem encriptadas dos alemães. É um dos grandes pioneiros da Inteligência Artificial que, hoje em dia, cada vez mais está na moda.

Alan Mathison Turing

Fonte: [top10]

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!