You are currently viewing Google Maps ou Waze? Como ver o transito em tempo real

Google Maps ou Waze? Como ver o transito em tempo real

Já há algum tempo que o Maps permite ver o trânsito que está por todo o mundo, indicando com cores as estradas mais livres ou mais movimentadas. As cores variam entre verde (estrada com transito fluido) para vermelho (transito congestionado). Para além disso mostra bloqueios e indica o tipo de bloqueio. O Waze já o fazia também, foi comprado pela Google 966 Milhões de dólares. O “problema”? Ambos continuam ativos, mas tirando isso tudo funciona perfeitamente bem.

Google Maps mostra o transito tal como o Waze

O Google Maps é uma ferramenta mais abrangente do que o Waze era. Por outro lado não apresenta os recursos sociais do Waze (aprender o seu caminho diário e reportar os inconvenientes do trânsito, por exemplo). Com o Maps o utilizador pode ver as rotas de um lugar para o outro, ver informações de trânsito (que vêm do Waze e de outras fontes oficiais, como a CET/SP), ver como utilizar transporte público (números dos autocarros, comboio, metro), ou direções para ir a caminhar. Além disso, ele mostra informações sobre estabelecimentos comerciais e locais públicos.

Já o Waze é uma aplicação de mapas social: a partir do momento que começa a utilizá-lo, ele vai aprendendo os seus caminhos e passa a mostrar automaticamente as melhores rotas. Quando o utilizador se depara com algum bloqueio, acidente, engarrafamento ou obras, basta lançar um alerta que automaticamente todos os outros utilizadores serão notificados e seus Wazers alterarão as rotas de maneira a evitar esse problema. E claro que é possível visualizar essas informações de trânsito que os outros reportam, em tempo real.

Funciona como qualquer GPS, mostrando a navegação em tempo real. Quando tem algum alerta ou algo que impeça o trânsito na área, automaticamente uma nova rota é calculada, e o utilizador é avisado de imediato.

O leitor costuma utilizar alguma destas aplicações para conduzir ou realizar tarefas do seu dia a dia? Deixe-nos o seu comentário

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!