You are currently viewing Oficial: YouTube encerra em 2020 graças ao Artigo 13

Oficial: YouTube encerra em 2020 graças ao Artigo 13

Tornou-se oficial ao longo desta amanhã que o YouTube não irá existir mais no ano de 2020, ou seja, 2019 será o último ano que esta rede irá operar. Susan Diane Wojcicki, diretora executiva da empresa, já veio a público anunciar que irá recorrer da decisão em pleno tribunal europeu.

Oficial: YouTube encerra em 2020 graças ao Artigo 13

Foi pouco antes das 11h da manhã do dia de hoje que a decisão oficial saíu e, com ela, o desalento de milhares e milhares de utilizadores ao redor do mundo. O Artigo 13 foi mesmo mais longe do que o previsto e acabou com a “vida” do YouTube. Esta é uma regra que não irá ter excepções, segundo Susan Wojcicki:

“É com grande tristeza que encaramos a noticia. Vamos continuar a lutar pela sobrevivência do YouTube e faremos tudo o que está ao nosso alcance para que a situação se reverta”

Infelizmente a situação não é fácil, uma vez que o Artigo 13 é bem explicito quanto a esta regra. Para termos uma melhor noção da situação, foi criada uma extensão do artigo 13. Ou seja, criado outro artigo que indicava mesmo o fim da rede YouTube. O Artigo 13.1.4 explica que seja quem for que vê o YouTube ou publica videos, está a transgredir as leis que são aplicadas nos artigos 13 e semelhantes.

Com isto, resta-nos apenas esperar para acompanhar o desenvolvimento do caso ao longo do ano. O resultado de ter recorrido irá ser conhecido no dia 13 de Abril, onde caso seja aceite irá ser marcada uma nova data para levar o caso novamente a julgamento. Esperemos que ainda seja este ano. Foi dada prioridade máxima à situação mas até ao momento Axel Voss leva vantagem nesta guerra que não parece terminar e está a levar os YouTubers ao desespero. A nova reformulação dos direitos de autor está a ser bastante contestada. Esperemos que neste caso, a união faça a força e tudo seja novamente reposto.

Até ao dia 13 resta-nos desejar ao nosso estimado leitor votos de um grande dia 1 de Abril

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!