You are currently viewing LabVIEW para controlar Arduino através da linha de comandos

LabVIEW para controlar Arduino através da linha de comandos

O LabVIEW é uma linguagem de programação baseada em G code, ou seja, programação gráfica e pertence à norte-americana National Instruments. Hoje vamos explicar como criar uma interface para acionar um LED, executando linha de comandos nesta tecnologia.

LabVIEW para controlar Arduino através da linha de comandos

O LabVIEW é uma linguagem de programação permite programar e ao mesmo tempo  obter uma interface gráfica de forma automática (que pode ser melhorada pelo programador).

O exemplo abaixo mostra a facilidade de criar uma interface em LabVIEW para acionar um LED conectado a uma das portas digitais do Arduino. Para tal, vamos executar linha de comandos em LabVIEW e ver como se executam. Para usar linha de comandos em LabVIEW é necessário usar a seguinte tool:

E construir uma string começada por cmd /k e o nosso respectivo comando. Podem ver embaixo do lado esquerdo. Temos uma porta onde está a ser usado o Arduino, COM5. A ideia principal é enviar uma letra – ‘A’ para o Arduino e colocar o pin 12 a HIGH para activar o LED.

A figura seguinte mostra uma interface, contendo controladores e indicadores de modo a fazer o run da nossa instrução e em paralelo visualizar os diversos acontecimentos (- ver vídeo).

Do lado Arduino está a correr a seguinte instrução. E que consiste ler o buffer do serial da porta COM e activar o pino 12.

O seguinte link mostra o video desta rotina em LabVIEW. Verifica-se que está lento devido aos Time Delays existente no código em LabVIEW.

Esperamos que o estimado leitor tenha gostado do artigo e que seja útil para alguma experiência que deseje fazer ou, para pelo menos servir de cultura geral desta tecnologia. Se tiverem alguma dúvida, sintam-se livres em dizer ou debater. Comentem o artigo, ou tirem as vossas questões através do nosso facebook, que nós estaremos lá para vos responder.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!