You are currently viewing Programador: as realidades de um dia normal

Programador: as realidades de um dia normal

No artigo de hoje vamos falar de 7 realidades que o programador comum enfrenta no seu dia a dia. Acreditem que alguns são bastantes frustrantes. Temos também um artigo que refere 5 aspetos que fazem de ti, um mau programador. Podes ler aqui.

#1: Encontrar erros é (demasiado) normal…

Basta começar a usar o teclado e rapidamente, em 8 ou 9 linhas de código tem lá algum erro. Por mais perfeito que ache que esteja o código, encontrará sempre algum problema.

Até porque muitas vezes, até em códigos simples, vamos todos satisfeitos e de “peito feito” a achar que a situação está resolvida, corremos o código e puff, simplesmente não funciona. Lá vamos nós ao editor de texto e qual não é o espanto… erros…

#2: Google it

Horas e horas no google, basicamente podemos resumir a vida de um programador de mãos dadas a este motor de pesquisa. Qualquer duvida que tenha, vai ao google. Mesmo que não tenha duvidas, acaba por ir confirmar

#3: O programador fica preso

Talvez o ponto mais sensível deste artigo. A parte em que o programador consegue completar uma boa função, não encontra erros e, quando a corre não saí do mesmo sítio. Ou porque o código simplesmente não alterou a variável A e alterou a B. Mas porque? a pergunta paira sempre no ar, minutos tornam-se horas e as vezes horas, em dias.

#4: Brinca com a nossa auto-estima

Programação é surpreendentemente severa para a nossa auto-estima – todos os dias vemos sites incríveis, aplicações fantásticas e pode ser um pouco desesperante pensarmos quando é que seremos capazes de fazer algo similar.

Se juntarmos a isso o ponto anterior, em que tanta vez pensamos que estamos presos simplesmente por sermos burros, percebemos que os nossos dias são compostos por viagens emocionais algo atribuladas.

#5: Existe todo o mundo novo para o programador, sempre

Quando vamos desenvolver um site, pensamos possivelmente em HTML, CSS, Javascript, JQuery, PHP, Bootstrap, etc. Mas se calhar não conhecemos outras tantas ferramentas que, para fazer o que nós queremos nos facilitam o trabalho. Depois, estudamos, pegamos nessas ferramentas e abriu-se todo um mundo novo para nós

#6: Seca? Não, estás sempre a mudar

O mundo tecnológico está constantemente a mudar. Com ele vêm novas ferramentas, alterações nas tecnologias, um vasto leque de mudanças que fazem com que o trabalho perfeito do dia de hoje, amanhã não funcione por causa de alterações nas tecnologias, versões, etc. Ele tem de estar sempre atualizado. Do que é novo e do velho

#7: Ler, ler, ler…

Esta era óbvia, depois dos pontos anteriores. Ganhar conhecimento, encontrar o mundo novo, estar em constante mudança, levará sempre a que o informático passe a vida a ler documentação, livros, código, etc.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!