You are currently viewing Inteligência artificial na luta contra o suicídio

Inteligência artificial na luta contra o suicídio

Em Espanha, a cada hora, são cometidos cerca de 2,5 suicídios. Muitos jovens utilizam as redes sociais, em particular o Twitter, para partilhar o sofrimento por que passam. Milhares de tweets que podem ser analisados e salvar vidas. Agora, a ideia passa por usar a Inteligência Artificial para evitar alguns acontecimentos.

Inteligência artificial na luta contra o suicídio

É precisamente isso que a empresa AP Exata, com escritórios em Braga, em parceria com o Twitter Espanha e a Publicis Madri, está a fazer. O Code of Hope é um projeto que utiliza a Inteligência Artificial para encontrar mensagens de pessoas em situações de risco.

A tecnologia analisa os tweets que são criados e identifica as palavras que poderão indiciar que alguém está numa situação de risco, apoiando-se no trabalho do psicólogo Robert Plutchik, que identificou 32 sentimentos relacionados com a tristeza. O algoritmo identifica essas palavras e dá o sinal de alerta.

Depois, a Teléfono de la Esperanza, uma instituição que trabalha gratuitamente no apoio a pessoas com depressão, envia uma mensagem privada automática para os utilizadores em risco e eles podem solicitar apoio por meio de um chat desenvolvido pelo Twitter, especialmente para esse projeto.

Depois do primeiro contacto, o algoritmo vai continuar a analisar comportamento do utilizador na rede social.

Até ao momento, foram já identificados mais de 300 tweets. Todo os utilizadores foram contactados, acompanhados e tratados.

Isto é sem dúvida importante até porque para além de prevenir os suicídios, podemos pensar nesta solução em grande escala, como por exemplo na prevenção de ataques terroristas. Temos conhecimento que os últimos atentados foram “anunciados” nas redes sociais, sendo que os terroristas partilharam fotos e informações que levavam a crer que algo se poderia passar. Até relembro um caso bem recente, onde um homem partilhou a compra de armas onde dizia na rede social estar pronto para o ataque. No dia seguinte conseguiu tirar a vida a perto de uma dezena de pessoas. Poderia ter sido previsto?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!