You are currently viewing Se é cliente da Vodafone pode renovar o Cartão de Cidadão na TV

Se é cliente da Vodafone pode renovar o Cartão de Cidadão na TV

A ideia já tem cerca de dois anos e, finalmente agora foi implementada. A vodafone está na linha da frente e, é a primeira box que permite serviços do Estado diretamente da sua TV. Se não acredita, então veja o artigo connosco!

Se é cliente da Vodafone pode renovar o Cartão de Cidadão na TV

A partir da box de televisão Vodafone já pode alterar a morada fiscal e renovar o seu Cartão de Cidadão. Para além destes serviços, a partir de hoje (Terça-feira dia 9 de Julho de 2019), pode também aderir à Chave Móvel Digital e a emissão de senhas eletrónicas para serviços de entidades públicas.

Esta é uma nova forma e, inovadora, de contacto entre o estado e os cidadãos. Coloca também a Vodafone numa linha muito à frente das demais operadoras. Estes serviços são possíveis graças a uma parceria da Vodafone com a AMA (Agência para a Modernização Administrativa), inserida no programa Simplex.

Em comunicado a aoperadora anunciou:

A partir de hoje [terça-feira], os clientes Vodafone com TV Box poderão, de uma forma simples e cómoda, aceder a um conjunto de serviços de várias entidades públicas, através da aplicação criada para o efeito

Para aceder à Chave Móvel Digital, que é um serviço de autenticação digital do estado, o utilizador deve solicitar a adesão onde de seguida é enviado um pedido de confirmação pela AMA para a morada do utilizador. Quanto às senhas, estas devem ser solicitadas e os clientes recebem SMS para confirmar o serviço solicitado, contendo a senha atribuida.

Este é um passo revolucionário no que toca à comunicação entre o estado e os cidadãos. Teremos de esperar agora se este serviço irá ser disponibilizado pelas restantes operadoras ou se, para já, será mesmo só a Vodafone a conter este marco. É de salientar que é uma vantagem comercial para a operadora.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!