You are currently viewing FaceApp: Nós somos o produto final, e sofremos com isso

FaceApp: Nós somos o produto final, e sofremos com isso

A loucura do FaceApp chegou em Portugal e já conta com milhões de downloads no nosso país. O que importa saber é se esta aplicação é de confiança. Adiantamos já que se não paga por um serviço é porque eles recebem algo em troca. E neste caso há algo bem mais valioso que dinheiro… Os seus dados!

FaceApp: Nós somos o produto final, e sofremos com isso

Esta aplicação foi criada por uma empresa russa, totalmente desconhecida até então, chamada de Wireless Lab. É fácil concluir que não pretende dinheiro pois o seu objetivo traz mais lucro ainda se ficar com os seus dados. Embora eles digam que a sua privacidade está segura, nós adiantamos já que não está em nada seguro. Para isso, basta ler a politica de privacidade da aplicação onde irá ler o seguinte:

“Nós podemos partilhar alguma informação com empresas de publicidade parceiras”

Neste momento o leitor está: “uppss”. Também nós ficámos assim e, também eu (autor deste texto) fiquei um pouco admirado. Ora, se acha que está protegido por causa desta nova luta e leis que a União Europeia tenta implementar para proteger dados pessoais, então saiba que também está enganado. Sabe porque?

“Se estiver na União Europeia ou noutra região com leis que regem o armazenamento de dados e o seu uso que possa diferir da legislação dos EUA, por favor note que podemos transferir informações para um país e jurisdição que não tenha a mesma proteção de dados e leis como a sua jurisdição”

Isto porque quando usa o FaceApp também aceita que aqueles dados sem transferidos.

E depois, tenha cuidado, pois quando permite que a aplicação aceda à sua pasta, esta não chega apenas às fotos que tirou com a aplicação, mas sim a todo o conteúdo que está nessa localização

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!