You are currently viewing Webcam mais antiga do mundo vai ser desligada

Webcam mais antiga do mundo vai ser desligada

A “FogCam” foi instalada em 1994 por Jeff Schwartz e Dan Wong para observar a evolução meteorológica no campus da Universidade de São Francisco. Agora, passados 25 anos, a webcam mais antiga do mundo vai ser desligada.

Histórico: Webcam mais antiga do mundo vai ser desligada

É um momento histórico que marca a vida de uma Webcam. Depois de ter sido instalada em 1994 em São Francisco, a “FogCam” vai ser desligada. 25 anos, volto a repetir, 25 anos a transmitir imagens, parando apenas para manutenções.

Segundo Jeff, a “FogCam” foi inspirada pela webcam ao vivo criada na Universidade de Cambridge em 1993, onde se podia ver apenas uma chávena de café, e usaram o projeto como uma maneira de praticar a codificação e familiarizar-se com a tecnologia ainda recente da world wide web.

A câmara do café de Cambridge foi desligada em 2001. A “Fogcam” continuou a transmissão quase continuamente desde então, com pequenos intervalos para manutenção. Agora, os criadores da “FogCam” revelaram que o projeto vai ser desativado, no dia 30 de agosto, porque não há bons lugares onde colocar a webcam.

“A verdade é que não temos um bom ponto de vista ou um lugar para pôr a câmara. A universidade tolera, mas não apoia o projeto, então temos que procurar locais seguros por conta própria”, disseram os criadores da FogCam.

Se tem curiosidade, aceda às imagens captadas pela “FogCam” aqui.

Queremos desde já explicar que a imagem que irá encontrar atualizará sempre de 20 em 20 segundos, não sendo uma imagem em tempo real como aquelas demais que vemos na nossa atualidade. Após ser desligada, sem dúvida que será um marco histórico que iremos perder no nosso mundo, uma vez que foi o primeiro dispositivo a libertar imagens para a web.

A título de curiosidade, a Pizza Hut, também na Califórnia começou já nesta altura a permitir vender online, tendo sido em 1994 que foi feito o primeiro registo de uma venda deste género.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!