You are currently viewing Dois projetos portugueses com 30 milhões de euros

Dois projetos portugueses com 30 milhões de euros

O programa Horizonte 2020 anunciou esta terça-feira a atribuição de 30 milhões de euros a dois projetos portugueses de investigação. No total, foram selecionados 14 projetos de sete países da União Europeia.

Dois projetos portugueses com 30 milhões de euros

Portugal faz parte da lista de países que irá receber, este ano, financiamento do Horizonte 2020, um programa comunitário com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros no período de 2014-2020. Da lista de aprovações contam-se mais seis países, entre eles, está a Bulgária, Chipre, Chéquia, Estónia, Letónia e Polónia.

O orçamento dedicado à investigação portuguesa é de 30 milhões de euros a dois projetos, dividido em igual parte por cada um. Um deles é o MIA-Portugal, com sede na Universidade de Coimbra e feito em parceria com a Universidade de Newcastle, a Universidade de Groningen e o Instituto Pedro Nunes. O MIA-Portugal visa criar um centro de investigação para o estudo do envelhecimento no sul da Europa.

Já o outro projeto aprovado é o BIOPOLIS, do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agroalimentares da Universidade do Porto, apoiado pela Universidade de Montpellier e a Porto Business School Association. Tal como o MIA-Portugal, o objetivo passa por criar um centro de biologia ambiental, sem esquecer a agricultura e o desenvolvimento social e económico das regiões.

Desde 2014, Portugal teve 1551 aprovados pela União Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020.

Projeto MIA-Portugal

O projeto de investigação MIA-Portugal (Multidisciplinary Institute of Ageing), liderado pela Universidade de Coimbra, em parceria com a Universidade de Newcastle upon Tyne, a Universidade de Groningen e o Instituto Pedro Nunes, vai receber 15 milhões de euros, na vertente dos projetos “Teaming” do programa Horizonte 2020 para a criação de centros de excelência científica.

O MIA quer criar o primeiro centro de excelência em investigação sobre o envelhecimento no sul da Europa, com o objetivo geral de melhorar a saúde e bem-estar de uma população em envelhecimento e beneficiar do potencial de excelência científica e de inovação para criar oportunidades de negócio.

Fonte: Diário de Noticias

Projeto BIOPOLIS

O projeto, que vai dar origem a um instituto de excelência em biologia ambiental – o BIOPOLIS – será coordenado por um consórcio que junta o centro de investigação CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto), a Universidade de Montpellier e a Porto Business School.

Fonte: Porto Business School

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!