You are currently viewing Visual Studio Online – IDE Baseado

Visual Studio Online – IDE Baseado

Agora já podes usar o Visual Studio a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta para isso acederes ao teu navegador e terás a possibilidade de programar. Mas, será isto uma solução útil para quem tem grandes volumes de programação?

Visual Studio Online – IDE Baseado

O Visual Studio Online é uma realidade. Podes fazer a inscrição e consequente login e poderás programar ficando tudo registado na cloud. As empresas “podem” com isto dispensar o uso dos servidores e utilizar as máquinas que a Microsoft disponibiliza na cloud para programarem, basta abrirem o navegador (Firefox, Chrome ou outro), aceder ao VS Online e pronto, podes programar.

Dependendo da utilização, esta pode ser gratuita. Mas como tudo, é normal que se existir a necessidade de atingir certos cenários, seja necessário proceder a pagamentos, tais como os que vamos ver a seguir.

Como podes observar, os cenários sem custos estão acima listados, para algo mais complexo, os preços variam:

Como a ferramenta que usavas no teu desktop, esta plataforma online também permite programares em várias linguagens, exportares até projetos que tenhas antigos e guardá-los na cloud.

Caso já tenhas algum ambiente, podes exportar o teu e usufruir dos mais diversos beneficios que a Microsoft te disponibiliza.

Os ambientes do Visual Studio Online têm o Live Share e o IntelliCode internos para permitir a colaboração em tempo real para o seu projecto e recomendações de código assistido por IA com base nas melhores práticas de milhares de repositórios de software livre.

Além do mais podes adicionar extensões aos ambientes do Visual Studio Marketplace para adicionar funcionalidades adicionais, depuradores e conectar-se a outros serviços.

Será que a ideia de programar desta forma irá trazer benefícios à Microsoft? Isto é, esta plataforma será que irá ter muitos aderentes? Consigo ver muitas vantagens, mas também desvantagens. Queres dizer-nos quais?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!