You are currently viewing Carros voadores, GIF’s, Inteligência Artificial. O dia 2 no WebSummit 2019

Carros voadores, GIF’s, Inteligência Artificial. O dia 2 no WebSummit 2019

O dia 2 do WebSummit começou com bem mais calmo do que ontem, onde a organização deu lugar à confusão vivida no primeiro dia do evento. Esperava-se mais uma grande quantidade de palestras interessantes e assim aconteceu. A Inteligência Artificial voltou a ser um dos assuntos principais do evento. Brad Smith, presidente da Microsoft veio novamente a Lisboa (esteve no ano passado) para falar-nos sobre as promessas da Era Digital. Deixamos aqui algumas palestras do dia em que a Tech em Português esteve presente:

Carros Voadores mais próximos da realidade.

Foi uma das talks promissoras do dia 2 do WebSummit, no Centre Stage. Quem viu e ouviu, certamente que não ficou desiludido. Daniel Wiegand da Lilium Aviation veio a Lisboa apresentar o “Lilium”, um carro voador totalmente elétrico com o objetivo de transportar pessoas para locais que estão para além do que centros metropolitanos são atualmente capazes de fazer.

O seu protótipo foi testado em Maio deste ano e os resultados não podiam ser melhores; equipado com fortes propulsores nas suas asas, conseguiram equilibrar e elevar o veículo, com total segurança e pouco ruído (no ar, é possível obter um ruído 10x menor do que os helicópteros).

Numa altura em que a grande tendência (que se afirma também como dever da humanidade) vai para a sustentabilidade e preocupação ambiental, o carro voador “Lilium” apresenta-se com zero emissões, ganhando assim mais destaque nesta área.

Podemos estar mesmo a presenciar uma grande revolução na Mobilidade Urbana. As vantagens são cada vez mais incríveis para serem ignoradas; poder trabalhar num país e viver noutro pode tornar-se uma comum realidade, o que expande os limites da vida humana.

The business of GIF$

Olhar para GIF’s como mais um elemento para comunicar com alguém, pode ser injusto. Alex Chung, fundador da GIPHY vai totalmente além desse pensamento. Comunicar com GIF’s é expressar as nossas emoções e poder “dizer” aquilo que não é possível com uma imagem fixa ou um simples texto.

Mas como esta magia acontece? A origem está nos Criadores de conteúdo, Media Partners e Marcas que criam os seus GIF’s, colocam no GIPHY, permitindo qualquer utilizador de partilhar e publicar para o todo o mundo nas redes sociais e por mensagens.

De vários tipos de GIF’s já existentes, como Stickers e AR/VR GIF’s, Alex quis destacar o mais recente tipo de GIF criado pela sua empresa: GIF Arcade, onde é possível criar um jogo, carregando alguns elementos em poucos segundos e poder assim partilhar para todo o mundo.

Atualmente, as conversações não param de crescer, com mais de 267 mil milhões de mensagens enviadas por dia; a plataforma GIPHY acompanha o ritmo, toda a estrutura está bem criada, com conteúdos novos todos os dias, o que faz desta, uma das mais bem sucedidas plataformas de sempre.

Amanhã, a Tech em Português acompanhará o 3º e último dia do WebSummit 2019. Fiquem atentos!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!